“As ordens profissionais têm uma enorme importância para Portugal e para a sociedade portuguesa. O seu papel é insubstituível e tem sido um exemplo de sucesso na regulação das respetivas profissões. Ninguém imaginaria, hoje em dia, um departamento governamental ou algo parecido, a ter a capacidade de efetuar as importantes missões que as ordens profissionais efetuam, por delegação do Estado, sem custos para a sociedade, a cargo dos regulados”, afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais, que teve lugar no Palácio Foz, em Lisboa, a 9 de janeiro de 2016.

Mais de uma centena de representantes da classe e de outras ordens profissionais, académicos, responsáveis políticos e associativos compareceu no evento. A nova direção apresentou como eixos prioritários para o mandato, que agora se inicia, o compromisso de pugnar pelo acesso de toda a população aos cuidados de saúde oral, a aposta na formação e qualificação dos médicos dentistas, a defesa da formação em medicina dentária adequada às necessidades reais do país e ao nível de organização da OMD. A criação de novas estruturas que defendam e promovam a saúde oral e os seus profissionais, bem como a implementação do novo Estatuto da Ordem são outras das prioridades para os próximos quatro anos.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, esteve presente na cerimónia e, na sua intervenção, referiu que “é necessário apostar na prevenção da doença e na promoção de hábitos de vida saudáveis. A OMD tem sido um parceiro de primeira linha”. Recorde-se que Fernando Araújo anunciou recentemente a intenção do Ministério da Saúde de integrar os médicos dentistas nas unidades de saúde familiares e nos centros de saúde, através da elaboração de um projeto-piloto em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas.

Orlando Monteiro da Silva recandidatou-se ao cargo de Bastonário com a lista A e foi reeleito a 19 de dezembro do ano passado. As eleições decorreram ao abrigo do novo Estatuto da Ordem e foram igualmente eleitos os membros da Assembleia Geral, Conselho Geral, Conselho Diretivo e Conselho Fiscal, bem como uma lista independente, única, para o Conselho Deontológico e de Disciplina.

A fotogaleria completa da cerimónia pode ser consultada no site da OMD ou num álbum do Facebook.


A tomada de posse decorreu em Lisboa, no Palácio Foz. Marcaram presenças inúmeros representantes de ordens profissionais, partidos políticos e académicos. Na primeira fila, da esquerda para direita, José Carlos Resende (bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução), Maurício Barbosa (bastonário da Ordem dos Farmacêuticos), Francisco George (diretor geral da Saúde), Luísa Salgueiro (deputada do Partido Socialista), António Correia de Campos (antigo ministro da Saúde e galardoado com a Medalha de Ouro da OMD), Carlos César (líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista) e Teresa Caeiro (vice-presidente da Assembleia da República).


Mesa de honra. Da esquerda para a direita, Paulo Ribeiro de Melo (secretário geral da OMD cessante), Luís Filipe Correia (presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da OMD), Fernando Araújo (secretário de Estado Adjunto da Saúde), João Caramês (presidente da Mesa da Assembleia Geral) e Ana Cristina Mano Azul (presidente do Conselho Fiscal).


João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas: “No final de um mandato tão glorioso, apesar dos agradecimentos serem pessoais, o reconhecimento de todos quantos honraram esta instituição com o seu empenho deve ser público. A todos os membros da anterior mesa da Assembleia Geral do Conselho Diretivo, do conselho fiscal e do conselho deontológico e de disciplina e, em especial ao senhor bastonário, Orlando Monteiro da Silva, dirijo uma palavra de louvor pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação que sempre revelaram.”


Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas: “O alargamento da presença de médicos dentistas nos centros de saúde é parte de uma longa caminhada que tem vindo a ser encetada a passo lento, mas firme, sem vacilar, pela OMD. Temos contado com o apoio de diversos companheiros de jornada, médicos dentistas, opinião pública, comunicação social, instituições académicas e profissionais e alguns responsáveis políticos, membros de governos nacionais e regionais, deputados, autarcas, de entre outros, sempre sob a liderança da OMD.” (consultar discurso completo)


Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto da Saúde: “Nos últimos anos, tem havido uma perceção crescente da saúde oral como parte integrante da saúde geral, observando-se uma mudança bastante positiva relativamente à sua inclusão nas estratégias de saúde. Conseguem-se obter ganhos relevantes em termos de saúde oral através de medidas de saúde pública de custo-eficientes, tais como a promoção de uma dieta adequada, um correto controlo da placa e a redução do tabaco, stress e acidentes. Face aos dados que conhecemos hoje, é necessário manter uma aposta séria e estruturada na melhoria do Plano Nacional de Promoção de Saúde Oral. (…) Por último, [quero] desafiar a Ordem dos Médicos Dentistas, para neste ano de 2016 iniciarmos um projeto-piloto no sentido de avaliar as condições de integração de médicos dentistas no SNS, ao nível dos cuidados de saúde primários, numa lógica de otimização dos recursos disponíveis e da resposta às necessidades dos utentes mais vulneráveis.” (consultar discurso completo)


Paulo Ribeiro de Melo, secretário geral cessante: “Graças ao trabalho desenvolvido ao longo deste tempo tem sido possível apresentar um conjunto de resultados notável, que se baseou numa cultura de qualificação e qualidade dos médicos dentistas e da medicina dentária, enaltecendo o potencial da nossa classe, disponibilizando condições para uma atualização científica e profissional continua efetiva e promovendo a qualidade dos serviços e instalações de medicina dentária.” (consultar discurso completo)


Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina: “É a altura de olharmos para o futuro e prosseguir o trabalho iniciado, com dedicação, voluntarismo, honestidade e bom senso, mantendo a conduta já adotada de proximidade com os colegas, promovendo pedagogicamente a Ética e a Deontologia. É portanto com um renovado sentimento de regozijo e de responsabilidade que todos nós, membros deste CDD, reassumem, neste momento solene, os desígnios do Conselho Deontológico de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas.” (consultar discurso completo)


Ana Cristina Mano Azul, presidente do Conselho Fiscal: “O Conselho Fiscal, para além do exercício das suas competências estatutárias usuais, integra agora um Revisor Oficial de Contas. Trata-se de uma evolução positiva muito importante, conduzindo ao dever estatutário acrescido de promoção da certificação legal de contas. Os desafios são redobrados mas a hora é de grandes mudanças e aqui, unidos, damos a prova que os Médicos Dentistas, além do trabalho excelente que desenvolvem nas suas clínicas no exercício da sua profissão, também inovam e estão na linha da frente no que se refere à sua Ordem.” (consultar discurso completo)