O ano de 2015 tem um significado especial para a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL). A instituição tem duplo motivo para comemorar. O jubilo do professor e médico estomatologista Vasconcelos Tavares – cujo trabalho tanto contribuiu para o avanço da medicina dentária -, coincide com o quadragésimo aniversário da criação da instituição pública de ensino de medicina dentária.

Todos os médicos dentistas podem comparecer no evento, que está agendado para 27 de maio, no Auditório Prof. Simões dos Santos, da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa. A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) participará em ambas as comemorações.

Para o bastonário Orlando Monteiro da Silva, a OMD tem um “enorme orgulho” em associar-se “a esta homenagem da FMDUL a um dos maiores vultos académicos no âmbito da estomatologia e medicina dentária”. “Pessoalmente sinto-me honrado pela colaboração institucional e pessoal com o professor Vasconcelos Tavares ao longo de mais de 15 anos”, acrescenta, considerando o emblemático médico “um grande académico, professor, profissional e amigo da medicina dentária e dos médicos dentistas”.

António de Vasconcelos Tavares notabilizou-se pelo seu percurso profissional e académico, bem como pelo contributo que deu para o crescimento e prestígio da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, enquanto diretor da instituição (2002–2009).

O programa da sessão de comemoração dos 40 anos da FMDUL inclui a intervenção de personalidades de renome, nomeadamente António Manuel da Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa, Luís Pires Lopes, diretor da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, César Mexia de Almeida, professor fundador da FMDUL, e António Sampaio da Nóvoa, antigo reitor da Universidade de Lisboa.