A revista Maxillaris promoveu o primeiro “Encontro Maxillaris Espanha-Portugal”, que contou com a participação do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e do congénere espanhol, presidente da Consejo General de Dentistas, Óscar Castro Reino.

Durante o encontro, que decorreu em Madrid a 15 de janeiro, os representantes da medicina dentária na Península Ibérica tiveram oportunidade de trocar opiniões sobre a multiplicidade profissional, as especialidades de medicina dentária, publicidade enganosa, bem como a situação da medicina dentária na Europa.

Num clima de confraternidade, Orlando Monteiro da Silva e Óscar Castro Reino debateram a evolução das profissões nos dois países, com o objetivo de aprender com as suas respetivas experiências e explorar potenciais linhas de colaboração. No final, o dirigentes ibéricos concordaram em aproveitar as sinergias hispano-portuguesas para apresentar soluções para problemas que em muitos aspetos são similares.

Orlando Monteiro da Silva lembrou que “Portugal e Espanha têm realidades similares na profissão. Esta é mais uma plataforma que, entre outras, vem aprofundar a relação entre os dois países na área da medicina dentária. A Ordem dos Médicos Dentistas e o Consejo General de Dentistas têm identificados alguns problemas, desafios e oportunidades que serão alvo do nosso acompanhamento. Assim se aprofunda a capacidade de influência política em cada um dos países e ao nível das instâncias europeias representativas da profissão.”

A revista Maxillaris publica duas edições independentes em Espanha e Portugal, há 17 e 10 anos respetivamente.