A médica dentista Eunice Virgínia Carrilho, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, representou o bastonário na cerimónia de abertura do XXXIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD). O evento decorreu em Coimbra a 10 e 11 de outubro.

Na ocasião, a representante da OMD elencou, na sua intervenção, alguns aspetos da atualidade na regulação da Ordem, nomeadamente o atraso na aprovação por parte do Governo, das propostas de alteração dos Estatutos das Ordens Profissionais e da OMD em particular.

Enalteceu a recente constituição de um grupo de trabalho para a análise da publicidade na área da saúde, iniciativa dos Ministérios da Economia e da Saúde.

Ao nível da promoção da saúde oral, destacou o facto da OMD ter passado a integrar o Conselho Consultivo e de Acompanhamento do (PNS) Plano Nacional de Saúde 2012–2014.

A propósito da celebração do Dia Europeu da Saúde Oral, este ano dedicado à diabetes, lembrou que esta é uma das doenças com maior impacto na saúde oral.

O número de doentes diabéticos tem vindo a crescer exponencialmente em toda a Europa, incluindo em Portugal, onde a taxa de incidência se aproxima dos 14%. Como tal, foi já pedido o alargamento do programa cheque-dentista aos doentes com diabetes, uma vez que os resultados deste programa mostram que tem sido um fator decisivo, na diminuição das doenças orais na população abrangida, maioritariamente através de ações de prevenção.

Por último, partilhou a preocupação, como profissional e docente, com os alertas , recorrentes da OMD, relativamente à formação de médicos dentistas. Em Portugal, o rácio de médicos dentistas por habitante é de 1 para 1296 habitantes. Relembrou que a Organização Mundial da Saúde e Ordem dos Médicos Dentistas defendem um rácio na região da Europa de um médico dentista para 2000 habitantes.


Eunice Virgínia Carrilho, do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, e Pedro Mesquita, presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária.