Qual é a atual situação do programa de saúde oral na Madeira?

Em virtude da deliberação do Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) e da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais (SRAS) do Governo da Região Autónoma da Madeira, de maio de 2010, o Programa Regional de Promoção de Saúde Oral (PRPSO) sofreu uma remodelação, passando a chamar-se Programa de Saúde Oral (PSO).

Mudada a coordenação do mesmo e da Medicina Dentária dos Cuidados Primários de Saúde da RAM, passou a ser privilegiada a vertente curativa, com um incremento do número de atendimentos nos três centros de saúde que estão dotados de gabinetes de medicina dentária, nomeadamente o Centro Saúde do Bom Jesus, no Funchal,  e Centro de Saúde do Porto Moniz e Centro de Saúde do Porto Santo.

A vertente de promoção de saúde oral nas escolas do 1º ciclo do ensino básico foi suspensa, estando restringida a uma visita trimestral para entrega do suplemento de flúor para bochecho, encontrando-se este à responsabilidade e aceitabilidade dos professores.

As acções de formação para os pais e encarregados de educação das 19.006 crianças envolvidas, passaram a ser realizadas por enfermeiras especialistas em saúde infantil e pediátrica, em detrimento dos médicos dentistas.

A nova estrutura do PSO passou a incluir a valência de rastreio aos idosos institucionalizados que, após observação, são direccionados para a consulta de medicina dentária do Hospital Dr. Nélio Mendonça, iniciada em agosto de 2011.

Com esta perda de serviços de saúde, qual tem sido a solução seguida pelos utentes madeirenses?

A alternativa tem passado pela convenção. Em vigor na RAM, desde a implementação do actual modelo de Serviço de Saúde da RAM em 1976, esta tem sido a melhor forma para que os utentes da RAM tenham assumido a responsabilidade de procurar a reabilitação e manutenção da sua saúde oral e, por inerência geral, pois no que à medicina dentária respeita, bem como aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica, todos beneficiaram de uma comparticipação nos custos dispensados.

Sempre defendido e valorizado pela Ordem dos Médicos Dentistas, como sendo o modelo eleito para aplicar em Portugal Continental (também vigora na Região Autónoma dos Açores), tem sido um dos importantes “instrumentos” de melhoria dos níveis de saúde oral.

E qual é a atual situação desta Convenção SRAS/OMD?

Face às restrições financeiras a que o Governo da RAM se encontra sujeito, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, decidiu suspender as comparticipações dos tratamentos, consultas e meios complementares de diagnóstico, de todas as especialidades médicas, tendo desta decisão sido dado conhecimento através da comunicação social. Esperamos que a situação possa vir a ser solucionada no mais curto espaço de tempo possível.


Conselho Diretivo em reunião na Madeira (14 de janeiro 2012)

O Conselho Diretivo da OMD reuniu-se na Madeira. Qual a importância desta medida para a Região?

No âmbito da sua ação em prol da classe e necessidade de se inteirar das reais preocupações dos médicos dentistas, nas diferentes zonas e regiões do país, o Conselho Diretivo da OMD aceitou a minha proposta para que esta reunião, de janeiro de 2012, fosse realizada na Região Autónoma da Madeira.

Deste modo, proporcionou-se uma reunião com a participação dos colegas que exercem na RAM, dispondo de uma oportunidade para ficarem conhecedores das “linhas de orientação” para este último ano do presente mandato, bem como expressarem as questões sobre o exercício profissional que entenderam por pertinentes.

A ampla cobertura da comunicação social é prova do interesse que a reunião teve para a profissão e para a Região. Ainda por cima conseguimos condições especiais para realizar esta reunião.

Que condições preferenciais foram oferecidas para esta reunião decorrer na Madeira?

Marcada desde o inicio do actual mandato, a decisão do Conselho Diretivo da OMD em aceitar a proposta de realização na RA Madeira, desta reunião, pesou de modo preponderante o facto de termos obtido condições financeiras vantajosas e inferiores às propostas apresentadas para a sua realização no Continente. O recurso às transportadoras aéreas low-cost, pesou significativamente, além dos valores e condições oferecidas pelo Hotel CS Madeira.

Qual disponibilidade pessoal para continuares a colaborar com a tua ordem profissional?

Sobre esta questão, é total a minha disponibilidade para colaborar com a Ordem, desempenhando as funções entendidas por adequadas e convenientes, desde que essa seja a vontade dos colegas que exercem na RAM.

Em consciência, tenho dado de mim o melhor, auscultado os problemas dos colegas e procurando sempre a melhor solução para as questões que me são colocadas e dirigidas.

 

SAÚDE ORAL NA COMUNICAÇÃO SOCIAL