Higiene oral em prótese dentária fixa

Apesar das coroas e pontes serem feitas num material muito resistente, que não desenvolve cárie dentária e dificilmente ganha manchas, é muito importante manter uma boa higiene oral.

A acumulação de comida e a placa bacteriana vão provocar doenças nas gengivas e no osso que dão suporte às raízes, onde as coroas estão fixadas.

Consequências

Poderá ter mau hálito, mau sabor na boca, sangramento das gengivas, desconforto e, até dor, se houver infeção.

Além disso, a falta de higienização dos espaços interdentários (entre os dentes) pode levar ao aparecimento de cárie dentária nos dentes vizinhos. As próprias raízes dos dentes que têm coroas também podem ganhar cáries.

 

 

Como fazer a higiene?

Deve fazer a sua higiene oral, pelo menos, duas vezes por dia, idealmente após cada refeição, prestando especial atenção aos espaços entre os dentes. Nunca esquecer o uso de fio dentário ou escovilhāo.

O superfloss é o indicado para o caso. Veja passo a passo como usá-lo em www.oralhygiene-instruction.com/en/selection.php?hilfsmittel=RSTU.

No caso das pontes, é muito importante usar o escovilhāo nos espaços entre as raízes para não ficar com restos de comida por baixo da ponte.

Poderá também usar os jatos de água para auxiliar a sua higiene oral em zonas de acesso mais difícil. Compram-se em farmácias, parafarmacias e em alguns hipermercados.

O uso de elixir oral deverá ser aconselhado pelo seu médico dentista, já que depende das necessidades individuais de cada um.