Luís Monteiro

Leucoplasia oral: tratamento cirúrgico

Médico Dentista licenciado pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (ISCSN)

Doutor em Patologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Diploma em Medicina Oral pela European Association of Oral Medicine (EAOM)

Mestre em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Master Europeu em Aplicações de Laser em Odontoestomatologia (EMDOLA) pela Universidade de Parma, Itália

Professor Auxiliar no ISCSN em Patologia Oral e Biopatologia

Médico Dentista no Serviço de Estomatologia e Medicina Dentária Centro Hospitalar de São João – Valongo

Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Oral e Patologia Oral da CESP

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Medicina oral

2015/11/13 14:30 – 2015/11/13 16:00 | Auditório III

Resumo da apresentação

A Leucoplasia oral é a lesão potencialmente maligna mais vezes encontrada na prática clínica. É definida como uma placa branca com risco potencial de se transformar em cancro depois de excluído o diagnóstico de outras alterações ou doenças sem esse risco.

A prevalência mundial é aproximadamente de 1 a 2%. A taxa de transformação maligna anual situa-se entre os 1 e 3%. Considerando o potencial de transformação maligna destas lesões, o seu tratamento é aconselhado.

O tratamento cirúrgico das leucoplasias representa a abordagem mais defendida na literatura, atualmente. Várias modalidades de tratamento cirúrgico estão descritas incluindo excisão das lesões com bisturi frio, criocirurgia ou excisão da lesão com laser.

Nos últimos anos, o laser tem sido descrito como um útil e eficiente instrumento no tratamento das leucoplasias orais não só pela redução de algumas complicações pós-operatórias, mas também pela sua possível utilização em lesões de grande dimensão e localização de difícil acesso cirúrgico com bisturi convencional. No entanto, e apesar das diferentes modalidades de tratamento, as taxas de recidiva reportadas na literatura variam entre os 2 e 40%.

Esta palestra tem como objetivo discutir a importância do tratamento cirúrgico de leucoplasias orais, incluindo as várias modalidades de tratamento cirúrgico e contextualizando o tema com a literatura científica atual.