Recobrimento radicular com tunelização e enxerto de tecido conjuntivo: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 14h30 às 16h00 – Ordem nº 76

João Miguel Gomes

Universidade de Lisboa

Catarina Martinho
Cátia Ferreira da Silva
Ana Ribeiro Soares
Francisco Brandão de Brito

Descrição do caso clínico

Paciente do género feminino, sem problemas sistémicos, foi encaminhado para tratamento das recessões gengivais nos dentes 11 e 21. Na avaliação intraoral, os dentes 11 e 21 apresentavam uma recessão classe III e I de Miller, respetivamente. Foi realizada uma abordagem em túnel, com incisão intra-sulcular sem dissecar as papilas interdentárias, estendendo-se entre os dentes 12 e 22. O enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, removido do palato, foi posicionado e estabilizado no local por meio de suturas. Na avaliação aos 10 dias, 1 mês e 3 meses, verificou-se um recobrimento radicular superior a 90%.

Discussão

O resultado deste caso clínico está de acordo com as observações de outros estudos clínicos que mostraram que técnica de túnel com enxerto de tecido conjuntivo promove, em recessões maxilares Classe I e II de Miller, um recobrimento radicular médio superior a 90%. A técnica apresentada, para além de promover uma cicatrização com baixo grau de morbilidade e um bom resultado estético, quando comparada com a técnica convencional (reposicionamento coronal associado a enxerto de tecido conjuntivo), um estudo clínico randomizado mostrou que aos 12 meses não foram observadas diferenças significativas entre ambas as técnicas, tendo sido observado um recobrimento radicular médio de 97.2% e 98.3%, respetivamente.

Conclusão

A técnica de tunelização associada a enxerto de tecido conjuntivo consiste numa alternativa válida no tratamento de recessões gengivais.