Efeito da aplicação da terapia laser de baixa potência em extrações dentárias

Póster > Investigação > Cirurgia oral

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 32

Inês Lima

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Ana Azevedo
Sofia Machado
João Faria
Luís Monteiro

Introdução

Cada vez mais se pesquisam alternativas terapêuticas como LLLT devido à sua capacidade anti-inflamatória, analgésica e de aceleração da cicatrização proporcionando ao paciente melhor qualidade de vida.

Objetivos

Avaliar os efeitos do LLLT no processo de reparação e controlar complicações associadas a extrações dentárias no setor anterior.

Material e métodos

Exodontia de 37 incisivos, 22 foram incluídos no grupo experimental e 15 no grupo controlo. Foi aplicado o laser Nd:YAG intraoralmente logo após a cirurgia. Os pacientes foram seguidos no 1º, 7º, 14º e 28º dias avaliando-se a coloração, diâmetro do alvéolo, edema, sangramento, dor, desconforto na fala, na mastigação e a necessidade de toma de medicação. A análise de dados foi obtida por estatística descritiva e inferencial.

Resultados

O laser teve uma influência positiva no grupo experimental comparativamente ao grupo placebo nas variáveis em estudo.

Discussão

As metodologias e resultados de diversos autores são muito variáveis. O LLLT foi eficaz na redução da dor nos primeiros 3 dias, no desconforto da fala e mastigação no 1º dia. A diminuição da coloração e do diâmetro do alvéolo foi superior durante os primeiros 14 dias.

Conclusão

LLLT mostrou ser útil no processo de reparação e na redução de complicações pós-operatórias demostrando a importância da uniformização dos parâmetros para uma indicação correta desta técnica.

Implicações clínicas

O tratamento com LLLT pode ser favorável em alguns tratamentos em Medicina Dentária, não apresentando riscos para pacientes.

Palavras-chave: “Terapia laser baixa intensidade”, “cicatrização”, “bioestimulação”, “extrações dentárias”, “dor”, “incisivos”, “edema”.