Ortopedia pré-cirúrgica infantil: molde nasoalveolar

Póster > Casos clínicos > Ortodontia

Sala e-Posters – 16 novembro, 14h50 – Ordem nº 18
Candidato a prémio

Inês Francisco

Universidade de Coimbra

Luísa Maló
Ana Roseiro
Sandra Ferreira
Francisco Fernandes do Vale

Descrição de caso clínico

A fenda lábio palatina é uma malformação anatómica congénita da região da cabeça. A reconstrução alveolar e nasal constitui o principal desafio para o cirurgião durante os primeiros meses de vida do bebé com esta disrupção. A intervenção precoce no recém-nascido com o modelador nasoalveolar (MNA) permite modelar o maxilar, alvéolo e os tecidos nasais antes da primeira cirurgia. Este trabalho pretende descrever dois casos clínicos de recém-nascidos onde a terapêutica ortopédica pré-cirúrgica foi utilizada.

Dois-recém nascidos, do sexo masculino, com fenda lábio palatina esquerda foram sujeitos ao tratamento ortopédico antes da primeira cirurgia. Ao 15º dia foi realizada a impressão para o dispositivo ortopédico. Ao 18º dia iniciou-se a aplicação do modelador nasoalveolar e posteriormente foi efetuada a moldagem do nariz e colocação do stent nasal. Os ajustes foram efetuados semanalmente, terminando o processo imediatamente antes da cirurgia, ao fim das 12-14 semanas de vida.

Discussão

A modelação dos tecidos foi medida pela aproximação dos segmentos do lábio superior, onde se observou uma redução de 3,5cm para 0,9 cm caso clínico 1 e de 3cm para 1,2 cm no caso clínico 2.

Conclusão

Ao reduzir a severidade da FLP antes da cirurgia, o tratamento ortopédico no recém-nascido facilita e otimiza o procedimento cirúrgico, melhorando a reorganização dos lábios e tecido alveolar e reduzindo a tensão pós-cirúrgica que está na origem da compressão maxilar.

Palavras-chave: Ortodontia, Molde nasoalveolar, Fenda lábio palatina, Ortopedia infantil pré-cirúrgica, Protocolo MNA, dispositivos MNA, Ortopedia infantil pré-cirúrgica.