Tumor de Warthin – a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 79

Ana Lúcia Paula

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Bruno Duarte Bessa
Isa Soares
Fernando Figueira
Luís Monteiro

Palavras-chave

Glândulas salivares, parótida, neoplasia benigna, tumor de warthin, unilateral, parotidectomia

Descrição do caso clínico

Paciente do género masculino, de 42 anos, recorre à consulta de Medicina Dentária devido a tumefação da face. Refere que notou tumefação não dolorosa na face lado direito, desde há 3 meses que foi crescendo progressivamente. Sem outros antecedentes de relevo. Fumador 25 UMA. Ao exame físico observa-se uma tumefação na região parotídea direita com 3cm sem paralisia facial. À palpação, a massa era de consistência firme, móvel e única inserindo-se para a região profunda parotídea. Foi realizada tomografia computorizada e citologia aspirativa que sugeriram tumor de Warthin. O paciente foi enviado para cirurgia e realizou parotidectomia. Após 2 anos o paciente não mostrou sinais de recidiva e não teve complicações associadas ao tratamento.

Discussão

A opção de um tratamento conservador teve por base a natureza benigna do tumor, o baixo risco de transformação maligna e a baixa probabilidade de recidiva. Sendo o paciente jovem a preservação do nervo facial excluiu quaisquer complicações de paralisia facial que poderiam ter repercussões a nível social.

Conclusão

Cada vez mais os Médicos Dentistas têm um importante papel na sinalização de doenças que tenham manifestações na região da esfera orofacial. Sendo essencial um correto diagnóstico e posteriormente encaminhamento do paciente.