Enceramento de diagnóstico estético do setor anterior com aumento de DVO

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 38
Candidato a prémio

Tatiana Alves

Patrícia Manarte Monteiro
Lígia Pereira da Silva
Alexandrine Carvalho
Sandra Gavinha

Introdução

Para além de um método de comunicação entre os intervenientes de uma reabilitação oral, o enceramento de diagnóstico (ED) é um auxiliar nas reabilitações em que é necessário alterar a dimensão vertical de oclusão (DVO).

Objetivo/Métodos

Esta revisão bibliográfica clínica pretende avaliar os parâmetros conseguidos pela realização de um ED em reabilitações estéticas do setor anterior com aumento de DVO. Foi realizada uma pesquisa na PubMed/Medline com as palavras-chave: “wax-up AND DVO”, “diagnostic wax-up” e “anterior dental aesthetics”. Consideraram-se artigos de revisão sistemática e casos clínicos, publicados nos últimos 10 anos.

Resultados

14 publicações cumprem os critérios de inclusão. Diversas técnicas de ED são descritas, sendo a mais convencional a técnica progressiva. Na presença de grande destruição dentária com perda de DVO, o ED reconstitui a porção desgastada dos dentes, procurando determinar corretamente o plano oclusal, contactos simultâneos nos dentes posteriores, equilibrados e corretos, e guia anterior. A partir do ED podem obter-se mock-ups, restaurações provisórias ou mesmo definitivas, assim como guias que se apresentam como auxiliares na reabilitação.

Conclusões

Planear através de modelos de estudo articulados em relação cêntrica com realização de ED permite determinar pormenores que auxiliam nas reabilitações em que necessitamos alterar a DVO.

Implicações clínicas

Nas situações clínicas em que a reabilitação contempla acentuadas alterações estéticas e funcionais, entre elas o aumento de DVO, o ED é um processo que garante uma melhor previsibilidade dos resultados.