Eficácia do ETPS no alívio de dor muscular: Caso Clínico

Póster > Casos clínicos > Oclusão

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 27
Candidato a prémio

Ana Catarina das Neves Cordeiro

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

André Mariz Almeida
Francisco Salvado
Sérgio Antunes Félix

Descrição do caso clínico

Doente do sexo feminino com 22 anos recorreu à consulta de oclusão do SAMS – Centro Clínico de Lisboa referindo dor e cansaço muscular ao acordar, nível 70 na escala visual analógica (EVA) aquando a palpação de ambos os Masséteres.

Refere já usar goteira de relaxamento há 3 anos e apresenta um desgaste dentário acentuado com atingimento de dentina.

Através do eixo I do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC//TMD) estabeleceu-se o diagnóstico final de Disfunção Temporomandibular de origem muscular.

Selecionou-se a terapêutica com Electro Terapeutic Point Stimulator (ETPS), que consistiu numa sessão por semana no total de 3, cada uma durante 10 minutos e com frequência de 150 Hz nos Masséteres. No início e fim de cada sessão fez-se uma avaliação da dor à palpação dos músculos Masséter e Temporal com a EVA.

Discussão

Os resultados estão de acordo com a literatura publicada. Os níveis elevados de dor à palpação de ambos os Masséteres diminuíram gradualmente após cada sessão, essencialmente ao nível dos trigger points.

Conclusão

No caso clínico em apreço, o ETPS apresenta-se como uma medida terapêutica eficaz no controlo álgico das DTMs de ordem muscular, mesmo quando o tratamento com goteiras se revelou ineficaz.