Reabilitação de dois implantes adjacentes em zona estética

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 23
Candidato a prémio

João Coelho

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Ricardo Pitschieller
Maria João Antunes
António Tenreiro Lopes
João Rua

Paciente do sexo masculino, apresentava ausência do 1.1 e 2.1 . Foram programados dois implantes imediatos (LIFECORE). Devido à falta de estabilidade primária não se optou por função imediata. Provisoriamente foi-lhe confecionada uma Prótese Parcial Removível. Seis meses após fez-se a segunda etapa cirúrgica, colocando parafusos de cicatrização.

Foi feita a impressão aos implantes, após cicatrização dos tecidos peri-implantares. Sobre o modelo resultante foram fresados (CAD-CAM) pilares plásticos (Wieland) em harmonia com os tecidos peri-implantares, e sobre estes pilares coroas provisórias em acrílico (NEW OUTLINE).

Foram mantidas e ajustadas por um período de dois meses, permitindo aos tecidos moles circundantes adaptarem-se, construindo um perfil de emergência adequado. Após se atingir o perfil e estabilidade desejada dos tecidos peri-implantares, faz-se a impressão definitiva recorrendo aos pilares provisórios. Houve vazamento imediato da impressão com gesso (RESINROCK) de maneira a libertar os pilares para serem colocados novamente em boca.

Sobre este modelo de trabalho foram confecionados os pilares definitivos em zircónio (ZENO WIELAND) devidamente adaptados e de acordo com os pilares provisórios, onde foram colocadas as coroas finais (CERAMICA zi-f Creation).