“Sobredentadura” ou prótese sobre raízes: revisão narrativa clínica quanto vantagens e limitações

Póster > Revisão > Prótese Removível

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 95

Filipe Augusto Martins

Universidade Fernando Pessoa

Patrícia Manarte Monteiro
Tiago José Martins
Sandra Gavinha

Introdução

As próteses sobre raízes (PSR) definem-se como uma opção, na reabilitação suportada por tecidos moles e raízes dentárias, simultaneamente, sobretudo em pacientes parcial / quase totalmente desdentados.

Objectivos e métodos

Categorizar vantagens e limitações do desempenho clínico da reabilitação com PSR. Realizou-se pesquisa PubMed e Science direct, de publicações efectuadas desde 1984, com palavras chave: “Removable Prothesis”, “Overdenture”, “Tooth supported overdenture”. Artigos de revisão, caso clínico, ensaios clínicos foram incluídos.

Resultados

25 publicações cumprem os critérios de inclusão; As reabilitações com PSR possibilitam o aumento da estabilidade e retenção da prótese, atraso na redução do processo de reabsorção óssea, correcta transmissão das cargas funcionais, manutenção de função sensorial e alternativa estética; As sobredentaduras são indicadas pelos autores como uma possibilidade de aumento do conforto psicológico do paciente.

Considerado o desempenho clínico, as principais limitações associadas às PSR são de carácter biológico, registando-se frequentemente um risco aumentado de patologia periodontal e de cárie radicular, associado à ausência de higienização nas zonas pilares/raízes. Outros autores referem o risco de fractura das próteses sobretudo por falhas na determinação da dimensão vertical de oclusão (DVO) no planeamento da reabilitação.

Conclusões

As PSR são uma alternativa na reabilitação estética e funcional mas apresentam limitações associadas ao controlo biológico dos tecidos de suporte (raízes, periodonto). Implicações Clínicas: PSR utilizando ou não sistemas retentivos entre os pilares e base protética exigem monitorização periódica quanto ao controlo de higiene e ajuste de DVO.

Palavras chave

Prótese sobre raízes; Sobredentadura; Reabilitação oral; Prótese vantagens; Prótese limitações; Desempenho clínico