Alterações labiais no movimento ortodôntico

Póster > Revisão > Ortodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 90

Fernanda Ramos

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Introdução

A presença de desarmonias faciais é uma das principais razões pela qual os pacientes procuram o tratamento ortodôntico. É imprescindível que o ortodontista desenvolva um senso estético que o capacite a analisar a face dos pacientes durante o diagnóstico e a prever as consequências do tratamento sobre a estética facial.

Objetivos

O objectivo deste trabalho é analisar as alterações ao nível dos lábios como resposta ao movimento ortodôntico. Materiais e Métodos Foram efectuadas pesquisas bibliográficas ao nível da PubMed, B-On, revistas periódicas em suporte de papel disponíveis na FMDUL e na internet.

Palavras chave

“lip response”, “soft tissue changes”, “lip morphological changes”, “orthodontic treatment”, “orthodontic movement”; anos de revisão: 1959–2010

Resultados

Para a previsão dos resultados pós-tratamento, devem ser tidas em conta as alterações que podem decorrer do crescimento, maturação e envelhecimento, e que podem variar segundo o sexo, a etnia, o padrão de crescimento facial, e ainda as alterações decorrentes do movimento ortodôntico, que dependem da quantidade e qualidade desse movimento, da espessura e comprimento labial, do tónus postural labial, da idade e do sexo do paciente.

Conclusão

A maior parte dos estudos conclui que não é possível uma previsão exacta da resposta labial aos movimentos ortodônticos, devido à grande variação individual.

Implicações clínicas

Em crianças e adolescentes, é extremamente importante considerar as alterações causadas pelo crescimento das estruturas esqueléticas e tecidos moles. Se a opção de realizar tratamento ortodôntico com extrações for fundamentada em correctos critérios de diagnóstico poderá levar a uma melhoria significativa da estética facial.