Cirurgia endodôntia e materiais retro-obturadores

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 76

Manuel João Pinto

Universidade Fernando Pessoa

Introdução

Atualmente os índices de sucesso do tratamento endodôntico são elevados, mas existem ainda alguns tratamentos, que não atingem os resultados desejados mesmo realizando corretamente todas as etapas do tratamento. Quando assim é, há necessidade de abordar os canais radiculares por outra via: recorrer à cirurgia endodôntica e obturação retrógrada.

Objetivos

Foi realizada uma revisão sobre as principais técnicas utilizadas na cirurgia endodôntica e relacionar os diversos materiais obturadores com o sucesso do tratamento endodôntico cirúrgico.

Materiais e métodos

Baseado na informação obtida por pesquisa manual e on-line, no “Google Scholar”, “MEDLINE/PubMed”, “Science Direct” e B-On”. As palavras-chave foram: “endodontic surgery”, “periradicular surgery”, “apical surgery”, “retrofilling materials”, “retrograde obturation materials”, “apicoectomy” e “root end filling”.

Resultados

Não foram definidos limites temporais, no entanto, foram favorecidos os estudos e artigos mais atuais datados entre 2000 e 2012, publicados em revistas indexadas e redigidos em inglês. Por fim obtiveram se 132 artigos que respeitavam estes critérios de inclusão.

Conclusão

A introdução da microcirurgia com o recurso ao microscópio cirúrgico e os novos instrumentos adaptados à cirurgia endodôntica, aumentou os índices de sucesso da intervenção cirúrgica. Dos materiais utilizados na obturação retrógrada, juntamente com as técnicas cirúrgicas inovadoras, o MTA é o material que reúne as melhores propriedades como material retro-obturador. Recentemente e para superar alguns obstáculos da utilização do MTA têm vindo a ser realizados estudos com novos materiais promissores.