Eficácia antimicrobiana da minociclina na descontaminação de implantes com peri-implantite: estudo piloto

Póster > Investigação > Periodontologia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 45

João Pedro Pires

Universidade de Coimbra

Teresa Gonçalves
Isabel Poiares Baptista
Daniela Santos Silva
Orlando Martins

Introdução

A peri-implantite é uma patologia induzida por bactérias que afeta implantes dentários levando à perda óssea peri-implantar. O desbridamento e descontaminação da superfície do implante são fundamentais no seu tratamento. Contudo, não há nenhum protocolo consensual para a descontaminação.

Objetivos

O objetivo deste estudo piloto foi analisar a eficácia de uma solução combinada de clorexidina e minociclina na alteração da carga bacteriana presente na superfície de implantes afetados com peri-implantite.

Materiais e métodos

Cinco implantes diagnosticados com peri-implantite foram selecionados para descontaminação da sua superfície. Estes implantes apresentavam PS>5mm com hemorragia e/ou supuração e perda óssea radiográfica associada.

Durante o tratamento cirúrgico, uma amostra de bactérias foi recolhida sobre a superfície dos implantes, utilizando microbrushes esterilizados, antes e após a aplicação da solução combinada de gel de clorhexidina e minociclina.

As bactérias pesquisadas foram: bactérias totais, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Fusobacterium spp. and Streptococcus spp.

Resultados

Em todas as amostras houve redução da carga bacteriana na superfície dos implantes após a aplicação da solução estudada. Nenhum implante ficou totalmente livre de bactéricas, contudo as bactérias Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia e Aggregatibacter actinomycetemcomitans apenas foram detetadas num implante.

Conclusões

A solução antibiótica estudada é de fácil aplicação e provocou uma redução de todas as bactérias analisadas. Implicações clínicas: Tendo em conta os resultados obtidos, são necessários mais estudos, nomeadamente randomizados controlados.