Avaliação da percepção de estética facial

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 38

Sofia Macedo

Universidade Católica Portuguesa

Armandino Alves
Cláudia Susana Pinto
Alexandra Reis
Kátia Ramos

Introdução

A estética facial é preponderante no diagnóstico ortodôntico. Contudo, não existe um perfil facial considerado por toda a população como esteticamente atrativo, pois este relaciona-se com diversos fatores.

Objetivos

Comparar o impacto da proeminência mandibular, da assimetria facial, do perfil labial e da altura facial inferior, na atratividade facial de indivíduos caucasianos de nacionalidade portuguesa, nos diferentes grupos de estudo.

Materiais e métodos

Procedeu-se à manipulação de fotografias de dois indivíduos, considerados esteticamente normais segundo os padrões correntes, aumentando ou diminuindo as características em estudo, em incrementos de 4mm, de –12mm a +12mm, criando um álbum com as fotografias organizadas aleatoriamente, que foi distribuído a 30 médicos dentistas, 30 estudantes de Medicina Dentária da UCP e 30 leigos, que avaliaram cada fotografia numa VAS de 100mm.

Resultados

Verificámos que os leigos atribuíram classificações mais elevadas às diferentes fotografias, sendo assim menos críticos que os restantes grupos, sendo que a protrusão mandibular severa, a retrusão labial severa, a altura facial inferior diminuída extrema e a assimetria facial severa foram considerados como menos atrativas.

Conclusões

A estética facial é um fator preponderante para o diagnóstico ortodôntico, e não menos importante como fator que interfere na autoestima do paciente, acarretando implicações a nível psicológico, social e profissional.

Implicações clínicas

Este estudo tem como principal implicação o avanço da ortodontia nas preferências dos potenciais pacientes portugueses, de forma a melhor corresponder às expectativas por quem procura tratamento ortodôntico.

Palavras chave

estética, assimetria facial, perfil labial, altura facial inferior, proeminência mandibular.