Diagnóstico de lesões cariosas proximais com sistemas de imagem digital e analógico

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos pósteres – 6 novembro, 09h30 – 10h30 – Ordem nº 3
Candidato a prémio

Márcia Cascão

Universidade Fernando Pessoa

Maria da Conceição Manso
Sandra Gavinha
Maria Beatriz Monteiro
Patrícia Manarte Monteiro

Introdução

Estudos sobre radiografias intra-orais tendem a usar bitewing para a detecção de cárie nas faces proximais.

Objetivos

Comparar o diagnóstico de lesões cariosas proximais em dentes posteriores, por diferentes examinadores, utilizando bitewing, com sistemas de imagem digital (fósforo fotoestimuláveis/FFE) e analógico (película).

Materiais e métodos

Ensaio observacional, transversal, aprovado pela Comissão Ética; 45 pacientes adultos compareceram na consulta dentística FCS-UFP; Recolhidas as bitewing dos processos, foram examinadas as FFE (13 pacientes) e películas (32 pacientes), por cinco examinadores (categorizados em três grupos conforme tempo de prática clínica (PC): Um dentista (D): ≥15 anos; 3D:10–15 anos; Um D<5 anos), para detectar lesões proximais em 1800 superfícies. Usou-se o ICDAS para registo de cárie. Definiu-se referência/controle de calibragem o “Dentista≥15 anos”. Para comparação do diagnóstico inter-examinador aplicou-se ICC; Análise estatística realizada com α=0,05.

Resultados

1.025 superfícies registadas: Saudáveis: 859(47,72%); Superfícies proximais cariadas: 166(5,22%); 9,22% (dentina)/4,00% (esmalte). Valores de concordância (ICC:0.866–0,978) elevados a muito elevados; Examinadores com menor PC apresentaram níveis de concordância significativamente menores para ambos os sistemas. São necessários mais estudos para avaliar o desempenho do diagnóstico dos examinadores e diferentes detectores de radiação-X.

Conclusões

O diagnóstico de lesões cariosas proximais utilizando detectores de radiação-X, mostram concordância inter-examinadores elevados, mas com diferenças para os examinadores/sistemas de imagem (FFE/película) usados.

Implicações clínicas

Lesões proximais de cárie podem ser detectadas usando bitewing e sistemas de imagem que devem produzir informação de diagnóstico minimizando a dose de radiação-X no paciente.

Palavras chave

radiografia digital; imagem analógica, lesões de cárie, placas de fósforo fotoestimuláveis, bitewing