Indice estético dentário

Comunicação oral > Revisão > Ortodontia

Sala 1 – 6 novembro, 14h50 – Ordem nº 9

Maria Helena Duarte Nobre Sá

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

João Souteiro
Ana Paula Lobo
Carlos Bellot-Arcis
Teresa Pinho

Introdução

A má oclusão é um problema que resulta de uma interação complexa de múltiplos fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento. Para medir e contabilizar a necessidade de tratamento ortodôntico e a severidade da maloclusão foi introduzido o Índice Estético Dentário (IED).

Objetivos

Esta comunicação tem como objectivo analisar e comparar possíveis incongruências nos resultados e valores médios, apresentados por diversos estudos a nível mundial, relativamente ao índice epidemiológico IED aplicável na área da Ortodontia.

Materiais e métodos

Teve-se como suporte a pesquisa e análise de artigos científicos publicados em bases de dados internacionais entre 1991 e 2014. A análise estatística dos resultados e valor médio do IED foi realizada com o auxílio do programa de análise estatística IBM SPSS Statistics v.20®.

Resultados

Os resultados das categorias do IED analisados, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas para os resultados entre 26–30 e 31–35. No entanto, as categorias do IED ≤25, ≥36 e valor médio demonstraram diferenças estatisticamente significativas.

Discussão

Ao comparar os diferentes estudos verificou-se uma grande variância especialmente na categoria e valor médio do IED. Este facto foi principalmente verificado nos extremos, categorias do IED ≤25 e ≥36, podendo ser justificado por falhas existentes, tanto no índice epidemiológico, como nos métodos aplicados.

Conclusão

A maioria dos estudos apresentou um resultado do IED elevado, demostrando a elevada e constante necessidade de tratamento ortodôntico presente na população mundial ao longo dos anos. No entanto, existe ainda a necessidade de colmatar algumas falhas, tornando os estudos futuros cada vez mais fidedignos.