Juan Boj

Anarquia ordenada nas pautas de comportamento em odontopediatria

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Autonoma de Barcelona, 1981

Especialidade de Estomatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Autonoma de Barcelona, 1983

Pós-graduado em Odontopediatria pelo Eastman Dental Center, Faculdade de Medicina e Medicina Dentária da Universidade de Rochester N.Y.,U.S., 1987

Doutoramento em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona, 1988

Presidente do departamento de Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Barcelona, 1992

Director da Pós-graduação em Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Barcelona, 1993

Presidente da Sociedade Espanhola de Odontopediatria (2005-07)

Presidente do Congresso de 2004 da Academia Europeia de Odontopediatria

Membro International da Academia Americana de Odontopediatria

Membro Fundador da Academia Europeia de Odontopediatria

Membro da Comissão Editorial da Academia Europeia de Odontopediatria

Revisor cientifico nas seguintes revistas: Pediatric Dentistry, Journal of Dentistry for Children, International Journal of Paediatric Dentistry, European Archives of Paediatric Dentistry e European Journal of Paediatric Dentistry

Nacionalidade: Espanha

Área científica: Odontopediatria

2013/11/23 14:30 – 2013/11/23 19:00 | Auditório III

Resumo da apresentação

Após este (aparentemente paradoxal) título apresentamos um compêndio de filosofia odontopediátrica, a essência de anos de experiência com o paciente infantil e docência universitária.

O controlo de comportamento do paciente pediátrico é a pedra angular, a base da odontopediatria. A “anarquia ordenada” é um convite à liberdade de manobra, à fantasia, à improvisação, à naturalidade… mas sempre dentro de uma ordem, de uma lógica, bom senso e equilíbrio.

Esta anarquia ordenada na selecção das técnicas e pautas de actuação vai facilitar a nossa tarefa para redireccionar um comportamento disruptivo e, melhor ainda, contribuir para o desenvolvimento de um paciente naturalmente cooperativo, feliz, comunicativo, sem medos ou ansiedade; em suma, queremos criar um clima de naturalidade, uma relação dentista-criança saudável em que viva com normalidade, ou mesmo como uma experiência divertida e até mesmo desejada, o tratamento dentário.

Não devemos confundir improvisação ou anarquia com desordem ou caos: tal como um músico de jazz nunca faz a mesma interpretação e executa solos e variações com com grande habilidade e precisão, a improvisação em odontopediatria significa versatilidade e virtuosismo; trata-se de utilizar toda a paleta de cores, todos os sons de uma escala, de uma forma livre, natural, anárquica… mas sem desafinar, sem manchar a tela, procurando um resultado final harmonioso.

Em suma, apresentamos uma visão holística e filosófica da odontopediatria, orientada tanto ao jovem odontopediatra como aos mais experientes: o primeiro desfrutará de um curso completo de controlo de comportamento, enquanto os segundos poderão fazer uma sempre necessária revisão do inventário odontopediátrico desde uma perspectiva que facilmente reconhecerão e com que se sentirão totalmente identificados.

Colgate