Anarquia ordenada nas pautas de comportamento em odontopediatria
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Autonoma de Barcelona, 1981
Especialidade de Estomatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Autonoma de Barcelona, 1983
Pós-graduado em Odontopediatria pelo Eastman Dental Center, Faculdade de Medicina e Medicina Dentária da Universidade de Rochester N.Y.,U.S., 1987
Doutoramento em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona, 1988
Presidente do departamento de Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Barcelona, 1992
Director da Pós-graduação em Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Barcelona, 1993
Presidente da Sociedade Espanhola de Odontopediatria (2005-07)
Presidente do Congresso de 2004 da Academia Europeia de Odontopediatria
Membro International da Academia Americana de Odontopediatria
Membro Fundador da Academia Europeia de Odontopediatria
Membro da Comissão Editorial da Academia Europeia de Odontopediatria
Revisor cientifico nas seguintes revistas: Pediatric Dentistry, Journal of Dentistry for Children, International Journal of Paediatric Dentistry, European Archives of Paediatric Dentistry e European Journal of Paediatric Dentistry
Nacionalidade: Espanha
Área científica: Odontopediatria
2013/11/23 14:30 – 2013/11/23 19:00 | Auditório III
Resumo da apresentação
Após este (aparentemente paradoxal) título apresentamos um compêndio de filosofia odontopediátrica, a essência de anos de experiência com o paciente infantil e docência universitária.
O controlo de comportamento do paciente pediátrico é a pedra angular, a base da odontopediatria. A “anarquia ordenada” é um convite à liberdade de manobra, à fantasia, à improvisação, à naturalidade… mas sempre dentro de uma ordem, de uma lógica, bom senso e equilíbrio.
Esta anarquia ordenada na selecção das técnicas e pautas de actuação vai facilitar a nossa tarefa para redireccionar um comportamento disruptivo e, melhor ainda, contribuir para o desenvolvimento de um paciente naturalmente cooperativo, feliz, comunicativo, sem medos ou ansiedade; em suma, queremos criar um clima de naturalidade, uma relação dentista-criança saudável em que viva com normalidade, ou mesmo como uma experiência divertida e até mesmo desejada, o tratamento dentário.
Não devemos confundir improvisação ou anarquia com desordem ou caos: tal como um músico de jazz nunca faz a mesma interpretação e executa solos e variações com com grande habilidade e precisão, a improvisação em odontopediatria significa versatilidade e virtuosismo; trata-se de utilizar toda a paleta de cores, todos os sons de uma escala, de uma forma livre, natural, anárquica… mas sem desafinar, sem manchar a tela, procurando um resultado final harmonioso.
Em suma, apresentamos uma visão holística e filosófica da odontopediatria, orientada tanto ao jovem odontopediatra como aos mais experientes: o primeiro desfrutará de um curso completo de controlo de comportamento, enquanto os segundos poderão fazer uma sempre necessária revisão do inventário odontopediátrico desde uma perspectiva que facilmente reconhecerão e com que se sentirão totalmente identificados.