Geminação ou fusão? A importância do diagnóstico na abordagem terapêutica

Póster > Revisão > Outra área científica

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A geminação e a fusão são anomalias dentárias de forma. Apesar de raras, podem causar problemas clínicos e impacto na estética do sorriso.

Objetivo

Com recurso a casos acompanhados na consulta de ortodontia do ISCSEM, pretende-se clarificar a distinção entre estas duas anomalias, de forma a facilitar o diagnóstico e respectiva abordagem terapêutica.

Métodos

Pesquisa de todo o tipo de artigos, na base Pubmed com as palavras chave: “geminated teeth AND diagnosis AND clinical management”, “fused teeth AND diagnosis AND clinical management”. A pesquisa foi feita em Maio de 2013, incluindo artigos de 2006 a 2013.

Resultados

A geminação surge pela “tentativa” de desenvolvimento de dois dentes a partir de um único gérmen dentário, sem contudo existir uma separação completa destes. A fusão dá-se pela união de dois gérmens dentários, podendo ser completa ou incompleta. Normalmente, a geminação diferencia-se da fusão pela alteração do número de dentes.

Contudo, nos casos em que a fusão se dá com um supranumerário e nos casos em que a geminação está associada a agenésias, o número de dentes não é afectado podendo impossibilitar o diagnóstico diferencial. Tendo em conta os diferentes tipos, variações morfológicas e requisitos estéticos dos pacientes, diversas abordagens de tratamento estão descritas na literatura, passando por endodontia, dentisteria, cirurgia, periodontologia e ortodontia.

Conclusões

A fusão e geminação dentárias são anomalias de forma diagnosticadas através de critérios clínicos e radiológicos, mas nem sempre fáceis de distinguir. A terapêutica deve ser encarada em contexto multidisciplinar, tendo em conta a anatomia dentária e requisitos do paciente. No entanto, há necessidade de mais estudos com elevado nível de evidência científica.

Implicações clínicas

O reconhecimento e terapêutica adequada destas anomalias, permitem restabelecer a função e a estética do paciente.