Adaptação marginal de coroas cerâmicas fabricadas a partir de CAD/CAM

Póster > Revisão > Prótese Fixa

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

O sucesso a longo prazo de coroas em cerâmica produzidas por sistemas CAD/CAM (computer-aided design/computer-aided manufacturing) é influenciado por diversos fatores, entre os quais a adaptação marginal. A adaptação marginal está por sua vez dependente, do sistema de CAD/CAM utilizado, tipo de linha de acabamento selecionada, número de ciclos de queima da cerâmica efetuados e do tipo de cimento escolhido. Os sistemas de CAD/CAM existentes no mercado permitem o fabrico de coroas totalmente cerâmicas de alumina, dissilicato de lítio e zircónia.

Objetivo

Realizar uma revisão da literatura existente quanto à adaptação marginal de coroas cerâmicas de alumina, zircónia e dissilicato de lítio fabricadas a partir de sistemas CAD/CAM.

Material e métodos

Realizou-se uma revisão bibliográfica na PubMed Database, entre 2000 e 2013 de todos os artigos científicos publicados na língua inglesa, com as palavras-chave: “marginal fit”, “marginal adaptation”, “all ceramic crowns” e “CAD/CAM”.

Resultados

Segundo a literatura a adaptação marginal de coroas cerâmicas fabricadas a partir de CAD/CAM depende de diversos fatores. A discrepância marginal para coroas de zircónia varia entre 40 – 160 μm, para dissilicato de lítio este intervalo situa-se entre 45-60 μm e para coroas de alumina é entre 50 – 90 μm.

Conclusões

A utilização de sistemas de CAD/CAM no fabrico de coroas totalmente em cerâmica permite habitualmente, uma boa adaptação marginal para os diferentes materiais utilizados. No entanto, poderão existir situações em que a discrepância marginal ultrapassa o limite clinicamente aceitável sendo por isso importante selecionar corretamente tipo de cimento, linha de acabamento e tipo de material cerâmico.

Implicações clínicas

Com recurso a sistemas CAD/CAM é possível fabricar coroas cerâmicas com adaptações marginais clinicamente aceitáveis. Esta tecnologia permite também um melhor controlo do processo de fabricação uma vez que se eliminam possíveis erros laboratoriais.