Valores de torque de inserção recomendados em implantes dentários – revisão narrativa

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A utilização dos implantes dentários tem sido amplamente documentada na literatura das últimas décadas. Uma grande variedade de fatores influencia o metabolismo ósseo e a osteointegração do implante. Vários estudos reportam o seu fracasso, sendo um dos principais motivos a aplicação de valores de torque de inserção inadequados. Este torque é um indicador cirúrgico da resistência rotacional, durante a colocação do implante.

Objetivo

Analisar os valores de torque recomendados em implantes dentários.

Materiais e métodos

Foram pesquisados artigos em língua inglesa e portuguesa, publicados de 1996 a 2013, nas bases de dados “Pubmed” e “B-on”. As palavras-chave utilizadas foram: “implant stability and insertion torque”; “osseointegration and dental implant insertion torque” e “ideal insertion torque in dental implants”.

Resultados

Dos 45 artigos selecionados verificou-se que o torque depende de diversos fatores. Para alguns autores a osteointegração obtém-se com 25Ncm de torque, mas a maioria refere que apenas 30Ncm garantem suficiente estabilidade primária. A reabsorção óssea em implantes inseridos com torque de 50-80Ncm é similar à dos inseridos com valores baixos (30-45Ncm).

Implantes em carga imediata podem apresentar um torque de 52,6Ncm e, quando inseridos após cicatrização, 49,7Ncm. Maior densidade óssea requer torque mais elevado (61,6Ncm) do que osso menos denso (47,9Ncm). Na mandíbula podem atingir-se valores de 60Ncm e na maxila 47,5Ncm. Alguns autores referem bons resultados com torque de 60 Ncm em implantes unitários.

Conclusões

Os valores de torque mais defendidos atualmente situam-se entre 30Ncm e 70Ncm, variando consoante o local de inserção, a densidade óssea, o diâmetro do implante e a altura em que é colocado em função. O torque de inserção condiciona a estabilidade primária, a osteointegração e, consequentemente, o sucesso do implante.

Implicações clínicas

O sucesso dos implantes dentários implica que sejam implantados criteriosamente, com valores de torque adequados a cada situação clínica específica.