Irrigação ultrassónica e sónica – revisão narrativa

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

Nos últimos anos a comunidade Medico-dentária, tanto a indústria como os profissionais de saúde, tem prestado especial atenção às novas técnicas de irrigação em endodontia, estando estas apoiadas por investigação actualizada e credível.

Objetivos

Demonstrar as vantagens na utilização de aparelhos ultrassónicos e sónicos no protocolo de irrigação final.

Materiais e métodos

Foi realizada uma pesquisa na base de dados Pubmed com as seguintes palavras-chave: endodontic irrigation, endodontic needle, ultrassonic endodontic irrigation, sonic endodontic irrigation. Da recolha de 26 artigos foram selecionados 17, entre 2010 e 2013.

Resultados

Ao ser implementada uma vibração dentro do canal, promovida pelos instrumentos sónicos e ultrassónicos, é gerado uma maior agitação do irrigante aumentando a energia cinética dentro do mesmo.

Assim, verifica-se uma melhor remoção da smear layer e uma consequente melhoria na desinfecção do sistema de canais radiculares, pois permite que o irrigante chegue às zonas “não tocadas” pelos instrumentos, além de istmos e canais laterais.

Conclusão

De acordo com a literatura revista, as técnicas mais recomendadas atualmente são: Irrigação convencional durante a instrumentação e um protocolo final de irrigação com vibração sónica ou ultrassónica.

Implicações clínicas

Maior efectividade na limpeza do canal e remoção do smear layer.