Superfícies radiculares cariadas e materiais dentários – revisão narrativa das evidências da atualidade

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução e objetivos

O tratamento de superfícies radiculares cariadas constitui um desafio clínico para o Médico Dentista relativamente á abordagem, face à sua localização (relativamente a tecidos dentários e periodontais) e aos materiais disponíveis para o efeito. Esta revisão da literatura pretende categorizar os materiais dentários com cariz terapêutico/restaurador, particularmente quanto à interferência por contaminação biológica, libertação de flúor, mimetização estética, vantagens e limitações, disponíveis na actualidade.

Métodos

Pesquisa na Pubmed incidindo em artigos publicados de 2000-2013; Palavras-chave “Root caries treatment “ e “root caries AND dental materials”; A metodologia incidiu artigos de revisão, revisão sistemática e de ensaios clínicos, e incluiu apenas aqueles com perspectivas de tratamento conservador.

Resultados

Das 138 publicações encontradas, 6 cumprem os critérios de inclusão. Todos visam diferentes abordagens clinicas, para casos específicos de cárie radicular. Os matérias dentários com cariz terapêutico/restaurador incluem: ionómeros de vidro (IV), e os reforçados por resina (IVMR), Amálgama e Resinas Compostas (RC). A interferência por contaminação é mais proeminente nas RC; A libertação de flúor é maior nos IV, seguida dos IVMR.

Por ordem decrescente o mimetismo estético é obtido: RC, IV, IVMR, amálgama; As vantagens/limitações de cada material relaciona-se com a sua acção terapêutica/restauradora, capacidade adesiva á dentina, manipulação clínica, campo operatório. A literatura (Amer et al, 2013) aponta para o desenvolvimento de materiais adesivos com monómeros funcionais com acção antibacteriana com vista à prevenção de cárie secundária radicular.

Conclusões

A restauração de superfícies radiculares cariadas exige uma visão interdisciplinar (endodontia, periodontia , dentística) e o recurso a vários tipos de materiais, em cada situação específica. O controlo do campo operatório apresenta-se como um factor determinante para o sucesso restaurador.

Implicações clínicas

As superfícies radiculares cariadas podem ser reabilitadas com técnicas conservadoras desde que respeitadas as características inerentes aos materiais de uso terapêutico e restaurador.