Percepção e impacto do tratamento ortodôntico

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 17h30 – Ordem nº

Introdução

De acordo com o relatório elaborado em 1962 pela comité internacional de experts em saúde dentária da OMS, uma anormalidade requer tratamento quando é desfigurativa, provoque defeito funcional ou constitua um obstáculo ao bem-estar físico e emocional do paciente.

Objetivos

Considerando esta última premissa, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de avaliar:

  • Os motivos que levaram à realização do tratamento ortodôntico;
  • O grau de satisfação dos pacientes relativamente ao tratamento realizado;
  • A perceção e o impacto do tratamento ortodôntico nos pacientes.

Materiais e métodos

A avaliação foi efetuada com base no inquérito criado e disponibilizado online entre os dias 15/11/2012 e 15/01/2013, e os dados estatisticamente tratados com recurso ao software spss 21.

Resultados

Das 111 respostas obtidas, 49 dos inquiridos indicaram razões estéticas como motivo para a submissão ao tratamento ortodôntico; 40, encaminhamento por médico dentista; 18, problemas de saúde oral; e 1 a opinião de familiares/amigos. A percentagem de satisfação com o resultado do mesmo foi de 93,69% versus 6,31% de insatisfação.

Para se avaliar a perceção e o impacto, agrupou-se os pacientes segundo a satisfação com o tratamento, para se compreender o impacto do tratamento no sorriso e nos dentes. Agrupou-se por extremamente insatisfeito/insatisfeito e pelo menos satisfeito, compostos por 7 e 104 inquiridos. Para o 1º grupo foi obtida uma mediana de 3 (=satisfeito) para o antes e pós tratamento, e para o segundo grupo, uma evolução da mediana de 3 para 4 (=muito satisfeito).

Conclusão

As razões estéticas são o principal fator para a submissão ao tratamento ortodôntico. 93.69% de satisfação com o tratamento, percecionando uma melhoria no seu sorriso e nos seus dentes.