Responsabilidade social em medicina dentária

O contributo da Solidariedade e Boas Práticas na promoção da Saúde Oral Mundo a Sorrir

Miguel Pavão, Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses (MAS)

A MAS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, independente, apolítica e sem fins lucrativos. Desde a sua fundação, a 5 de Julho de 2005, por um grupo de médicos dentistas voluntários, assumiu-se como uma organização humanitária pioneira em Portugal, que promove a saúde oral além fronteiras, permitindo assim, que o Direito Universal à Saúde e mais concretamente à saúde oral seja uma realidade para as comunidades mais carenciadas.

Centralizada na educação e promoção de mudanças de comportamentos, a MAS desenvolveu até ao momento oito Projectos Nacionais. Actua desde 2005 na Guiné-Bissau e em Cabo-Verde, para onde envia todos os anos dezenas de voluntários médicos dentistas.

A MAS é composta por todos aqueles que se preocupam com as questões Solidárias da actualidade e que lutam por uma sociedade e um Mundo sem desigualdades e acreditam que a Saúde Oral é um direito fundamental.

Uma discussão aberta e construtiva dos projectos de boas práticas em Saúde Oral é essencial, para que os diferentes interlocutores da Saúde Oral, possam potenciar e inovar o seu desempenho e obter uma maior impacto das suas acções junto das comunidades.

 

Cuidados de Saúde Oral na Comunidade

Juliana Costa

Com base na literatura, a transmissão de conhecimentos tem resultados mais visíveis em populações jovens. Inserido no Programa de Educação para a Saúde da Escola EB de Soares dos Reis, os alunos do 5º ano, foram inseridos num Projecto de Promoção de Saúde Oral:

  • aplicação de um questionário cujo conteúdo dizia respeito aos hábitos de higiene oral e alimentares;
  • apresentação de um PowerPoint intitulado “Cuidados de Saúde Oral”. Para poder inferir acerca da efetividade desta, em metade das turmas os questionários foram aplicados antes e, na outra metade, após;
  • exemplificação de uma correcta escovagem dentário, recorrendo a um Macro Modelo, e uso do fio dentário;
  • observação da cavidade oral das crianças autorizadas e preenchimento de um relatório para informação dos pais

 

O papel da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH)

Jorge Marinho, APMDH

A Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) na prossecução dos objectivos constantes dos seus Estatutos, tem celebrado Protocolos com Instituições Nacionais e Internacionais de elevado prestígio de que se destacam: a Ordem dos Médicos Dentistas, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Grupo de Trauma e Emergência, a Universidade S. Leopoldo Mandic – Brasil e a Associação Portuguesa de Medicina Dentária Forense e levado a cabo várias iniciativas, de que se destaca a Organização, a cada dois, do Congresso de Medicina Dentária Hospitalar e o lançamento de Campanha de Auto-exame para Prevenção do Cancro Oral e Faringe.

 

Programa Sorriso Feliz

Cassiano Scapini, Legião da Boa Vontade

O Programa Sorriso Feliz é um projecto sócio-educativo de intervenção multidisciplinar na área da saúde oral. A partir da informação pretende motivar crianças, professores e pais para a adoção da Rotina Diária de Saúde Oral.

Com o objetivo de promover a saúde e contribuir para uma melhor qualidade de vida das comunidades atendidas, esse programa conta com 4 vertentes:

  1. Unidades Móveis de Saúde Oral
  2. Programa de formação de agentes comunitários de saúde oral
  3. Escovários Sociais
  4. Clínica Solidária Em atividade desde 2001, conta com mais de 100 parceiros sociais.

Anualmente são realizados mais de 30 mil procedimentos de profilaxia e distribuídos 2 mil kits de higiene oral, tendo beneficiado mais de 100 mil pessoas.

 

Experiência de voluntariado em Moçambique

João Paulo Campos

O bairro Mumemo em Marracuene – Moçambique é um projecto da responsabilidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que visa o reassentamento de mais de 1700 famílias vítimas das cheias de 2000 em Maputo.

A visão integrada das missionárias considerou várias vertentes , desde a formação profissional à promoção e prestação de cuidados de saúde e, desde o início, esteve aberta à colaboração de voluntários dispostos a ajudar em áreas distintas.

João Paulo Campos, médico dentista, esteve por duas vezes ( em 2009 e em 2010) no terreno a trabalhar na promoção de saúde geral e oral e na execução de tratamentos dentários básicos. Pretende partilhar as experiências vividas na realidade missionária com especial ênfase para a sua perspectiva dos níveis de cuidados de saúde geral e oral em Moçambique.

 

Apresentação do novo documentário da Turma do Bem: “Lá e Cá”

Camila Carnicelli, Associação Turma do Bem Portugal

“Lá e Cá” conta a história de Alícia, uma utente do Projeto Dentista do Bem em Portugal, e mostra o impacto que a saúde oral tem na vida de um jovem carenciado. A Turma do Bem (TdB) é uma OSCIP brasileira (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que gerencia uma rede de dentistas voluntários com o Projeto Dentista do Bem. Hoje a TdB conta com 10.000 dentistas voluntários no Brasil, outros dez países da América Latina e Portugal.

Em Portugal são 270 dentistas voluntários a oferecer tratamento à 500 jovens portugueses de baixa renda, entre 11 e 17 anos. O dentista, ao se tornar um voluntário, se compromete a atender uma ou quantas crianças lhe for possível em seu próprio consultório, disponibilizando o tratamento completo, até que essa criança complete 18 anos.