Zircónia Prettau. Passo a passo, do laboratório à clínica: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

O elemento da zirónia (zr) foi descoberto numa pedra semi-preciosa pelo químico alemão Martin Heinrich em 1789.

Duzentos anos depois as indústrias de alta tecnologia exploraram as suas potencialidades.

Devido à sua alta força e longevidade está a ser usada na tecnologia aeronáutica, nos motores de veículos, medicina e medicina dentária.

A solicitação crescente dos pacientes pela estética, tem suscitado um aumento nas possibilidades terapêuticas de reabilitação oral.

Estes altos padrões levaram a um uso de novos materiais para um resultado estável, duradouro e de aparência natural.

Objectivos

Os autores pretendem demonstrar passo a passo a construção laboratorial e reabilitação oral total clínica, e seus erros, com uma prótese total implantosuportada totalmente em zircónia pigmentada.

Materiais e métodos

Indivíduo do sexo feminino de 42 anos, sem antecedentes clínicos relevantes, que compareceu à clínica com o objectivo de “mudar por algo mais estético” a sua reabilitação total fixa implantosuportada. A paciente tinha 6 implantes dentários no maxilar superior que foram reabilitados com uma prótese total fixa em zircónia prettau. (zirkonzahn).

Foi adicionalmente feita um pesquisa na PUBMED desde 2001 até 2011 para um estado de arte sobre o tema com as seguintes palavras chave: zirconia; prettau; zirkonzhan

Resultados

A utilização da reabilitação implantosuportada com zircónia prettau é uma técnica alternativa na reabilitação oral com implantes osteointegrados, com vantagens como ausência de cracks na cerâmica, alta translucidez, elevada força de flexão por omissão da cerâmica estratificada.

Conclusões

O conhecimento das várias técnicas de reabilitação oral permite obter resultados estéticos e funcionais satisfatórios devolvendo a harmonia do sorriso e o bem estar do paciente.

A zircónia prettau é um material alternativo nas reabilitações implanto suportadas , mas necessita de mais estudos a longo prazo para mostrar a sua eficácia.