Potencial cariogénico da medicação em odontopediatria

Póster > Revisão > Odontopediatria

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 17h30-18h30 – Ordem nº

Universidade do Porto

Introdução

A prescrição farmacológica faz parte do quotidiano do odontopediatra, sendo que a maioria dos fármacos prescritos apresentam na sua composição algum tipo de açúcar. Apesar de aumentar a compliance por parte do paciente devido ao sabor mais agradável, tal facto acarreta riscos para a saúde oral.

Aliado a esta situação, a necessidade de tomas nocturnas agrava o potencial cariogénico. Os adoçantes mais comummente usados pela indústria farmacêutica são sacarose, seus substitutos artificiais (sacarina sódica, ciclamato de sódio e aspartamo) e sorbitol.

Objectivos

Os autores pretendem, através de uma revisão bibliográfica, apresentar um levantamento geral do teor de hidratos de carbono encontrado nos fármacos mais frequentemente prescritos em Odontopediatria, tentando obter um protocolo de prescrição que alie eficácia com baixo ou ausente teor de sacarose.

Material e métodos

A pesquisa bibliográfica foi efectuada através da da bula dos diferentes fármacos, bem como, na base de dados PubMed utilizando como palavras-chave os termos “pharmaceutical preparations”, “dental caries”, “pediatric dentistry”, “drugs prescription”.

A pesquisa foi limitada a artigos publicados entre 2000 e 2010, em língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa e com resumo disponível. Foram seleccionados os artigos (revisão, estudos randomizados e clínicos), de acordo com o conteúdo científico disponível no resumo.

Resultados

Vários estudos mostram uma associação significativa entre a ingestão de medicamentos à base de sacarose e um aumento na incidência de cárie dentária. O odontopediatra deve estar atento ao teor presente nos fármacos que prescreve.

Conclusões e implicações clínicas

A prescrição farmacológica em Odontopediatria deve ter em conta o teor e qualidade de adoçantes presente nos fármacos, dando preferência aos que associam efectividade com baixo teor.