BEWE: uma abordagem do método de avaliação do desgaste dentário erosivo

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade Fernando Pessoa

Introdução e objectivos

Os índices de avaliação do desgaste dentário erosivo registam a gravidade da perda de estruturas em estudos de prevalência e incidência. Contudo, não determinam a definição de estratégias terapêuticas.

Este trabalho pretende efectuar uma revisão bibliográfica narrativa acerca das metodologias de avaliação da erosão dentária, particularmente os propósitos da aplicação do BEWE (Basic Erosive Wear Examination) relativamente ao diagnóstico e estratégias terapêuticas da erosão dentária.

Métodos

Foi feita uma pesquisa na Pubmed de artigos publicados entre 2000 e 2011 com as palavras-chave “Erosion AND OR Diagnosis OR Índex OR Tooth Wear OR BEWE”. Na metodologia foram incluídos estudos do tipo observacional transversal, epidemiológicos e de revisão sistemática.

Resultados

Nos 65 artigos seleccionados foram utilizados 10 índices de erosão dentária diferentes. Mais frequentemente foram aplicados o de Smith and Knight-TWI (Tooth Wear Index) e de Eccles & Jenkings. A ausência de uniformidade de critérios metodológicos resulta em inúmeros resultados de prevalência/incidência com pouca aplicabilidade/comparabilidade clínica.

No sistema BEWE a superfície dentária/sextante mais gravemente afectada por desgaste é registada com uma pontuação de quatro níveis; a pontuação cumulativa dos sextantes classifica o grau de risco individual e orienta a gestão terapêutica da patologia.

O BEWE possibilita a integração dos resultados dos estudos e comparação com outros índices mais discriminatórios, e comparativamente com o TWI, é mais simples, com validade, especificidade e sensibilidade suficientes para ser utilizado de uma forma sistemática.

Conclusões

O BEWE possibilita de forma simples elaborar o diagnóstico do desgaste dentário erosivo num âmbito epidemiológico bem como a monitorização e intervenção nas lesões, num âmbito clínico. Contudo, é fundamental proceder-se à calibragem e validação deste sistema.

Implicações clínicas

O BEWE constitui uma ferramenta clínica no diagnóstico, monitorização e guia de intervenção terapêutico da erosão dentária, baseado no risco do indivíduo.