Limpeza e desinfecção de cavidades antes da restauração: uma revisão bibliográfica narrativa

Póster > Revisão > Cariologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade de Coimbra

Introdução

Sendo a cárie uma doença de origem bacteriana, alguns autores defendem uma completa desinfecção das cavidades preparadas antes da sua restauração definitiva, no sentido de eliminar quaisquer bactérias residuais que possam proliferar e levar ao insucesso da restauração por recidiva.

Para este fim, várias soluções e aparelhos podem ser utilizados, sendo necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um.

Objectivos

Clarificar a necessidade da desinfecção e limpeza cavitária antes da restauração e referir quais os métodos disponíveis com esta finalidade, assim como, as vantagens e limitações de cada um deles.

Métodos

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica (Pubmed/Medline, EBSCOhost, Google Académico), utilizando como palavras-chave: “ dental cavity disinfection”; “cavity cleaning”, “carious cavity cleansing” e “cavity desinfectants”. Seleccionaram-se 34 artigos, tendo como critério de selecção o tipo de estudo e conteúdo científico, na língua portuguesa ou inglesa e publicados entre os anos de 2000-2011.

Resultados

Existe controvérsia quanto à necessidade da limpeza e desinfecção cavitária e sobre quais os produtos a utilizar, embora seja consensual que o uso de desinfectantes reduz a possibilidade de desenvolvimento de cáries residuais e de sensibilidade pós-operatória. Vários métodos são apresentados para este fim, com vantagens e desvantagens específicas.

Conclusão

A desinfecção de cavidades não reúne provas científicas da sua vantagem. Quando realizada, deve optar-se por produtos à base de Digluconato de Clorohexidina a 2% ou pelo laser, devido aos seus reduzidos efeitos secundários.

Implicações clínicas

O tratamento de lesões de cárie primárias ou recidivas é um dos procedimentos mais realizados pelos médicos-dentistas. Conhecendo quais as vantagens da desinfecção de cavidades antes da sua restauração, assim como os métodos disponíveis, o médico-dentista pode tentar prevenir um futuro insucesso causado por recidiva de cárie.