Lesão auditiva no médico dentista: dano profissional?

Póster > Investigação > Medicina Dentária Forense

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 11h30-12h30 – Ordem nº

Este estudo analisa a prevalência de lesões ototramáticas nos profissionais de Medicina Dentária de forma a poder identificar a Surdez Profissional como Doença Profissional.

Procedeu-se a um rastreio, recorrendo a um Audiograma Liminar Tonal e avaliaram-se os limiares auditivos de 34 profissionais de Medicina Dentária e de 41 não profissionais da área, tendo sido o primeiro grupo seleccionado entre professores e profissionais de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e o último grupo aleatoriamente seleccionado entre trabalhadores estudantes da Escola Secundária Rodrigues de Freitas.

Recorremos ainda, e para além do audiograma, a um questionário que pretendeu avaliar as características sócio-económicas dos indivíduos e os hábitos de exposição ao ruído (nomeadamente o uso de telemóveis, I-Pod, MP3 e outros dispositivos e a frequência de ida a discotecas e outros ambientes ruidosos).

O inquérito do grupo experimental foi complementado com questões referentes às condições de trabalho, incluindo horários, número de anos de profissão e características do consultório onde trabalham.

A eliminação de variáveis de confundimento e o estabelecimento de factores de coadjuvância no desenvolvimento da lesão foram os objectivos do estudo, dado que tais procedimentos são indispensáveis quando se pretende determinar a existência de um Doença Profissional e inseri-la no âmbito da Medicina Legal.

Mediante a utilização do software Statistical Package for Social Sciences – SPSS for windows, version 13.0 (SPSS, 2003), constatou-se que a prevalência de sete lesões no grupo experimental é significativamente diferente da prevalência da única lesão no grupo de controlo (p<0,05).

Por outro lado, o odds ratio calculado permitiu inferir uma probabilidade de desenvolvimento de lesão ototraumática dez vezes maior para os profissionais de Medicina Dentária. Apesar da dimensão da nossa amostra e da existência de exames mais específicos podemos sugerir que a Surdez Profissional é uma Doença Profissional associada à área médico-dentária.