Implantes pós-extraccionais: revisão de 31 casos consecutivos

Comunicação oral > Casos clínicos > Implantologia

Auditório III – 10 Novembro , 18h10 – Ordem nº

Universidade de Lisboa

Introdução/Objectivos

Recentemente intensificaram-se evoluções cirúrgicas que permitiram que a colocação imediata de implantes após exodontia, passasse a ser uma realidade.

Objectivos

  1. Análise de taxas de sobrevivência e sucesso (insucesso = perda óssea marginal > 1,5mm);
  2. Determinação de perda óssea marginal média global e relativa (fumadores; não fumadores).

Materiais e Métodos

27 doentes (escolha quase aleatorizada) receberam 31 implantes de conexão externa, imediatamente após exodontia.

Critérios de exclusão gerais

Gravidez, doenças sistémicas graves e doenças auto-imunes.

Critérios de exclusão específicos

Substituição imediata de molares; implantes imediatos em reabilitações totais.

Tipo de estudo

Série de casos.

Medição

Entre a plataforma do implante e a crista óssea (software radiológico digital), sendo o valor obtido pela média da medição em mesial e distal do implante. Follow-up médio: 20,75 meses (min: 6 meses; max: 41 meses). Foi feita correlação dos valores médios de perda óssea entre pacientes fumadores e não fumadores.

Taxa de sucesso

Critérios de Smith e Zarb; análise estatística: software SPSS. Estes resultados encontram-se distribuídos em curva normal, com avaliação das medidas de tendência central (média, moda e mediana) e desvio padrão. Para verificar a normalidade da distribuição e a aplicabilidade do teste t de Student, foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk.

Resultados

Taxa de sobrevivência: 96,77%; taxa de sucesso: 83,87%; perda óssea média: 0,96mm; perda óssea média fumadores: 1,155mm; perda óssea média não-fumadores: 0,847mm; um implante perdido. Significância do Teste Kolmogorov-Smirnov:: 0,200: Significância do teste Shapiro-Wilk: 0,488.

Conclusão

Taxa de sobrevivência: 96,77%; taxa de sucesso: 83,87%: a colocação imediata de implantes após exodontia, é uma opção válida; os resultados obtidos estão em concordância com as publicações científicas indexadas. São necessários estudos com maiores amostras.

Implicações Clínicas

A colocação imediata de implantes em alvéolos pós-extraccionais é uma técnica válida e segura, que permite a redução do tempo de tratamento.