14 de novembro 2015

10:00 às 11:30

A data limite para a inscrição foi atingida.

A Ordem dos Médicos Dentistas entendeu disponibilizar um tempo para apresentação e partilha de projetos de apoio social em medicina dentária no XXIV Congresso.

 

 

 

  • 10h00 – 10h15 – Mundo a Sorrir
    Apresentado por Marta Silva.
    Fundada em 2005, na cidade do Porto, por jovens médicos Portugueses, a Mundo a Sorrir é uma organização humanitária que promove a Saúde e a Saúde Oral.
    Tem desenvolvido uma ação nos Países Lusófonos, focalizando a sua atuação na Educação para a Saúde e lutando para que a Saúde Oral seja um instrumento crucial na ajuda ao combate da exclusão social e na quebra dos ciclos da pobreza.
    Ao longo de 10 anos, a atividade da Mundo a Sorrir tem vindo a crescer e a reforçar gradualmente a sua atuação no plano nacional e internacional.
    www.mundoasorrir.org
  • 10h15 – 10h30 – Rastreio de Saúde Oral na Região Autónoma da Madeira – COORTE de 2001
    Apresentado por Gil Fernandes Alves.
    Contexto – A saúde oral é uma componente da saúde em geral | As mudanças de comportamento requerem ações integradas de promoção da saúde e prevenção das doenças crónicas, entre as quais se incluem as doenças orais | Na RAM, em 1996, teve o início o programa regional de promoção e prevenção da saúde oral, dirigidos especialmente às crianças dos 3 aos 9 anos que frequentavam a escola.
    Objetivos – Avaliar a prevalência de cárie de dentária através do índice de CPOD/cpod, a mal-oclusão através do índice de mal- oclusão (IMO) e a fluorose através do índice de Dean em jovens a frequentar as escolas na RAM, na coorte de nascimento de 2001 | Intervir clinicamente nas situações que refletiram alterações ao nível do IMO e do CPOD/cpod | Avaliar os ganhos em saúde obtidos com a estratégia de intervenção em saúde oral na RAM, que foi desenvolvida na coorte de 2001, entre os 3 e os 9 anos.
  • 10h30 – 10h45 – Saúde Oral em Idosos do Concelho de Alfândega da Fé
    Apresentado por Teresa Lavandeira Pimenta.
    Desde 2007 tem-se vindo a efetuar rastreios de saúde oral aos idosos das diferentes aldeias do concelho (n=1659) e consultas no Centro de Saúde de Alfândega da Fé para idosos diabéticos carenciados, contribuindo assim para um maior controlo na progressão das patologias da cavidade oral e na atenuação das suas consequências. Paralelamente são efetuadas ações de promoção e educação em saúde oral, ensinamento de técnicas de escovagem e da importância dos bochechos e higienização das próteses.
    Com o acompanhamento destes idosos pretendemos melhorar a qualidade de vida dos pacientes idosos e proporcionar um envelhecimento saudável.
  • 10h45 – 11h00 – Distribuir Saúde Oral
    Apresentado por Juliana Costa.
    Desde 2008, data de obtenção da licenciatura em Medicina Dentaria, que a responsabilidade social tem sido presença constante no exercício da profissão de três médicas dentistas que iniciaram a sua carreira profissional enquanto sócias de uma clínica médico-dentária. O espírito de filantropia, voluntariado e responsabilidade social faz parte do ser humano, é desenvolvido durante a sua formação e colocado em prática por estas três médicas dentistas, abraçando projetos de variadíssimas áreas, desde voluntariado internacional a projetos locais de colaboração com creches, escolas, lares e instituições de solidariedade social desde 2009 até ao presente. Aliado a este espírito, caminha a divulgação, engrandecimento e respeito pela Medicina Dentária e sua importância na nossa sociedade.
  • 11h00 – 11h15 – Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis (MOMS)
    Apresentado por Lídia Veludo.
    A Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis – MOMS é uma associação sem fins lucrativos que foi distinguida pelo MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social como uma das 134 associações nacionais ES+ e tem como missão: Promover estilos de vida saudáveis | Mobilizar e alertar a comunidade para a prevenção das doenças orais | Criar parcerias estratégicas com a comunidade científica e entidades governamentais e não governamentais| Contribuir para a redução da emissão dos GEE’s através da reciclagem dos plásticos mistos.
    www.moms.pt/
  • 11h15 – 11h30 – Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios
    Apresentado por Helena Barroco.
    A crise na Síria criou uma emergência académica. Há uma necessidade urgente de prestar assistência a estes estudantes, para que tenham condições para concluírem os estudos em Portugal e estejam aptos a regressar um dia para a reconstrução do seu país.
    A Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios é uma iniciativa lançada pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, que tem o apoio de vários parceiros, nomeadamente a Liga dos Estados Árabes, o Conselho Europeu, o Instituto de Educação Internacional (IIE), uma série de fundações (como Al Fundação Babtain, Kuwait; Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação do Oriente, Portugal; Jean Boghossian Foundation, Bélgica) e entidades do setor privado. Este programa atribui bolsas de estudo através de um consórcio académico formado por universidades que oferecem a totalidade ou parte das propinas aos estudantes sírios. Para facilitar as doações e garantir o seu uso eficaz, foi criado um fundo específico.
    A Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios é uma ONG no âmbito do direito privado português, que tem como objetivo colocar mais de 1000 estudantes sírios em formação académica no ano letivo 2015-2016.
    jorgesampaio.pt/