Mensagem de Boas Festas do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas
Esta decisão coloca, pela primeira vez, a saúde oral no centro da agenda política global com o objetivo de inverter o impacto das doenças orais.
Nos dias 15 e 16 de maio, a OMD e a SEPES organizam a primeira edição deste encontro ibérico, que terá como tema central a estética e reabilitação oral.
Na última reunião do ano, a direção analisou os principais projetos implementados e aprovou o Regulamento de Quotas e Taxas da OMD.
Miguel Pavão esteve reunido com José Augusto Duarte, numa audiência em que abordou os desafios que se colocam à profissão nos dois países e o trabalho desenvolvido pela OMD com as congéneres espanholas.
Painel sublinhou a urgência de implementar políticas transversais que envolvam os setores público, privado e social.
IASAÚDE divulgou que, em dois anos, foram investidos mais de 774 mil euros na colocação de aparelhos ortodônticos em jovens, assegurando um apoio alargado na prestação de cuidados de medicina dentária.
Federação Dentária Internacional sublinha que se trata de um procedimento acessível e altamente eficaz em matéria de saúde pública.
Parecer conclui que este sistema é essencial para promover cuidados coordenados e centrados no paciente, e ainda para reconhecer a saúde oral como parte essencial da saúde geral.
Sessão realiza-se a 12 de janeiro e será ministrada pelo médico dentista José Maria Cardoso. É a primeira formação de 2026, integrada no calendário do Centro de Formação Contínua da OMD.
Documentos foram elaborados pelo Conselho Diretivo e apresentados aos conselheiros no último plenário do ano.
Portaria n.º 435/2025/1 foi publicada em Diário da República a 11 de dezembro e entra em vigor a 1 de janeiro de 2026.