Cursos clínicos

Em maio, junho e julho realizam-se três cursos clínicos de inscrição gratuita para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária. Decorrem em direto das 21h30 às 23h30 através do Zoom.

A implantologia cerâmica da investigação à aplicação clínica atual

Curso ministrado por António de Vasconcelos Tavares e André Chen a 20 de maio.

Os implantes dentários feitos de titânio e ligas de titânio são considerados o “gold standard” em implantologia, no entanto não são isentos de problemas perimplantares.

O crescente interesse por implantes dentários livres de metal que possam diminuir o número de complicações tardias levou ao desenvolvimento de materiais cerâmicos cada vez mais robustos.

Consulte o resumo completo e inscreva-se gratuitamente.

 

Planeamento digital na reabilitação oral com implantes

Curso ministrado por André Correia a 17 de junho.

Atualmente, com a evolução tecnológica, a planificação de uma reabilitação oral com implantes dentários é sempre efetuada com recurso a plataformas digitais.

O facto de os médicos dentistas terem à sua disposição tecnologias digitais, como sejam as tomografias computorizadas de feixe cónico (CBCT), o scanner intra-oral, os softwares de desenho computadorizado, as impressoras 3D, coadjuvadas pela inteligência artificial, permite-lhes planificar a colocação de implantes guiada pela prótese, que é o objetivo último da intervenção clínica.

Consulte o resumo completo e inscreva-se gratuitamente.

 

Carga imediata em implantologia

Curso ministrado por Manuel Francisco a 1 de julho.

A carga imediata em implantologia é uma técnica que permite a colocação e uso imediato de uma prótese dentária sobre implantes, proporcionando ao paciente estética e função imediatas.

No entanto, esta técnica não está indicada em todos os pacientes e exige um planeamento cuidado para ser realizada com sucesso quer se trate de reabilitações unitárias, parciais ou totais.

O protocolo tradicional que defendia a necessidade de um período de cicatrização dos implantes prévio à colocação da carga protética foi descrito com elevadas taxas de sucesso e estabeleceu-se como uma opção de tratamento viável.

Consulte o resumo completo e inscreva-se gratuitamente.

 

Cursos socioprofissionais

Em maio e julho realizam-se dois cursos socioprofissionais de inscrição gratuita para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária. Decorrem em direto das 21h30 às 23h30 através do Zoom.

Medicina dentária no âmbito dos cuidados de saúde primários

Curso ministrado por Inês Monteiro Filipe a 23 de maio.

Em Portugal, a integração da medicina dentária nos cuidados de saúde primários passou por várias fases ao longo de sua história.

A inclusão da medicina dentária nos cuidados de saúde primários é fundamental para garantir que as pessoas tenham acesso a serviços de saúde oral básicos, independentemente de sua situação socioeconômica, contribuindo assim para a promoção da saúde oral e o bem-estar geral da população.

O IV Estudo Nacional da Doenças Orais e a sua importância para a definição do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral 2025-2030.

Consulte o resumo completo e inscreva-se gratuitamente.

 

Ergonomia – sistemas de ampliação

Curso ministrado por Vanessa Silva a 11 de julho.

A ergonomia desempenha um papel crucial na prática da medicina dentária, visando otimizar o ambiente de trabalho e garantir o bem-estar dos profissionais de saúde oral.

No contexto médico dentário, a aplicação de princípios ergonómicos é essencial para prevenir lesões músculo-esqueléticas e melhorar a eficiência no desempenho dos procedimentos clínicos.

Na medicina dentária, os sistemas de ampliação como as lupas e o microscópio proporcionam uma visão aprimorada e detalhada do campo de trabalho. As lupas permitem um aumento significativo na precisão durante procedimentos. Estes sistemas de ampliação melhoram a qualidade do diagnóstico e tratamento, e também desempenham um papel fundamental na prevenção de fadiga visual.

Consulte o resumo completo e inscreva-se gratuitamente.

 

Curso modular “Medicina dentária preventiva”


Curso modular ministrado por Alexandra Vinagre, Sónia Mendes, Bárbara Cunha e J. Cardoso Ferreira em plataforma de elearning assíncrona, entre 15 de junho e 15 de outubro de 2024.

Consulte os resumos dos quatro módulos e conferencistas e formulário de inscrição.