Prótese removível, cessação tabágica, medicina dentária no desporto, imagiologia, exodontia são alguns dos temas dos próximos nove cursos de formação contínua para médicos dentistas. As inscrições estão abertas e são gratuitas para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária.

Após o sucesso de 2021, a oferta formativa mantém o modelo online, com transmissão em direto e disponibilização em diferido, chegando desta forma a mais associados, de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas.

Conheça os próximos cursos, resumos e efetue a sua inscrição:

A 20 junho (21h30), o técnico de prótese dentária João Paulo Martins e a médica dentista Cristina Bettencourt Neves ministram o curso clínico “Prótese removível digital – onde estamos e para onde vamos. Estado da arte.”

Segundo o Barómetro de Saúde Oral 2019, verificava-se uma elevada taxa de desdentação na população portuguesa, sendo que 31,1% apresentava falta de seis ou mais dentes, número a partir do qual se verifica uma alteração significativa da qualidade da mastigação. Destes, 9,4% eram desdentados totais. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

O mês de junho termina com o curso médico “Cessação tabágica”, lecionado a 30 de junho (21h30) pelo médico dentista Luís Monteiro.

O tabaco constitui uma das mais importantes dependências mundiais, com graves consequências para a saúde. Os médicos dentistas podem desempenhar um papel fundamental para consciencializar e ajudar os utentes que desejam parar de fumar, aconselhando sobre a cessação do tabagismo e oferecendo conselhos sobre a modalidade de cessação escolhida. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

A 11 julho (21h30), os médicos dentistas Filipe José Gabriel Silva e Fernando Marques leccionam o curso clínico “Medicina dentária no desporto: da fisiologia à traumatologia”.

A medicina dentária no desporto atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões orais e faciais. Pela inter-relação do sistema estomatognático com todo o organismo, tem um impacto na saúde geral do desportista e, consequentemente, no desempenho desportivo. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

Na retoma da temporada, a 8 de setembro (21h30), o curso médico “Imagiologia dento-maxilo-facial: qual o exame a prescrever?” é ministrado pela médica dentista Filipa Brazão Almeida.

Os meios complementares de diagnóstico imagiológicos na esfera oro-maxilo-facial são sem dúvida uma ferramenta essencial para o diagnóstico e planeamento de cada caso clínico. No entanto, muitos destes exames utilizam radiação ionizante pelo que não são inócuos para o paciente, devendo por isso ser selecionados e prescritos de forma criteriosa. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

O médico dentista António Felino apresenta o segundo curso do mês, a 12 de setembro (21h30), com o título “Exodontia de terceiros molares”.

A cirurgia oral é a área da medicina dentária que contempla o estudo das inclusões dentárias. Para o diagnóstico e tratamento desta patologia é necessário um conhecimento aprofundado da etiologia, sintomatologia e complicações pré e pós-operatórias. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

“Relatórios em medicina dentária no âmbito da avaliação do dano corporal” é o tema do curso socioprofissional que a médica dentista Cristiana Pereira ministra a 22 de setembro (21h30).

No âmbito da avaliação de danos corporais, a prova pericial é essencialmente médica. O exame pericial de avaliação de danos corporais constitui uma atividade técnica, efetuada a diversos títulos, nomeadamente e muito frequentemente em sede de processo judicial, mas é, antes de mais, um ato médico ao qual se aplicam as regras habituais da “arte” médica e, muito particularmente, uma atitude de “escuta”, de abertura, de compreensão e de empatia com a vítima e a sua família. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

“O que é o sucesso em endodontia?”, questiona no curso clínico de 26 de setembro (21h30) o médico dentista Olavo Guerreiro Viegas.

O que define a eficácia de um tratamento endodôntico? Enquanto endodontista, muitas vezes sou alvo da seguinte pergunta: durante quanto tempo vou manter este dente na minha boca? Ou qual o sucesso do tratamento? A resposta não é fácil nem simples. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

Chegados ao décimo mês do ano, o médico dentista Pedro Dias Moura ministra o curso clínico “Regeneração óssea com osso autólogo. Como, quando, onde e porquê?”.

A regeneração óssea com recurso a placas de osso cortical tem vindo a apresentar resultados rotineiramente convincentes em cirurgia oral. Nesta apresentação procurar-se-ão explanar as bases desta técnica bem como as suas indicações e alternativas. Conheceremos a fundo o lado técnico da colheita e manipulação de osso autólogo. Uma série de caos clínicos acompanharão esta apresentação. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

O último curso de formação contínua de 2022 é dedicado à “Estabilidade 3D dos enxertos gengivais”. O médico dentista Tiago Marques ministra este curso clínico a 24 de outubro.

Atualmente, a cirurgia plástica periodontal ou terapia mucogengival é um procedimento cada vez mais realizado, tendo por objetivo “prevenir e corrigir defeitos anatómicos, de desenvolvimento, traumáticos ou induzidos por doença relacionados com a mucosa gengival e alveolar ou o tecido ósseo. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

Consulte o programa de formação contínua integral para 2022 em https://www.omd.pt/formacao. As inscrições estão abertas para todos os cursos, sendo gratuitas para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária em cursos clínicos, socioprofissionais e médicos.

Alguns dos cursos de formação contínua são disponibilizados para visualização posterior em Arquivo de vídeos de formação.

Aceda na área reservadas às gravações vídeo dos seguintes cursos de formação contínua: