26 de setembro 2022

Streaming

21:30 às 23:30

Site OMD

A data limite para a inscrição foi atingida.

O que define a eficácia de um tratamento endodôntico? Enquanto endodontista, muitas vezes sou alvo da seguinte pergunta: durante quanto tempo vou manter este dente na minha boca? Ou qual o sucesso do tratamento? A resposta não é fácil nem simples.

Recentemente, temos notado um maior interesse em estudos centrados no doente e não na doença ou patologia apical. Novas modalidades diagnósticas, tais como a tomografia computadorizada de feixe cónico (CBCT), vieram desafiar e destacar a necessidade de considerar critérios de sucesso adequados para avaliar a eficácia do tratamento endodôntico.

Os critérios de sucesso são geralmente medidas objetivas ou subjetivas utilizadas para avaliar a eficácia de uma intervenção. Os critérios e resultados devem ser mensuráveis ​​e repetíveis. No que diz respeito ao tratamento endodôntico, os critérios incluem as avaliações ou análise da patologia pulpar e apical através de imagiologia e observação clínica.

Recentemente, várias disciplinas desenvolveram core outcome sets (COS), que representam uma lista padronizada de resultados que são medidos e relatados em estudos clínicos dentro de uma determinada disciplina. Atualmente, estes critérios não estão disponíveis em Endodontia.

A falta de tais resultados padronizados reflete-se nas conclusões e na qualidade de várias revisões sistemáticas que relatam os resultados do tratamento endodôntico. O objetivo desta apresentação é discutir, através de diferentes perspectivas, quais os critérios de sucesso passíveis de serem utilizados na nossa prática clínica diária para avaliar o sucesso dos nossos tratamentos.

O objetivo principal desta formação é: Discutir, através de diferentes perspectivas, quais os critérios de sucesso passíveis de serem utilizados na nossa prática clínica diária para avaliar o sucesso dos nossos tratamentos.

No final desta formação o formando será capaz de: Compreender as diversas perspectivas e critérios disponíveis para avaliar o sucesso do tratamento endodôntico.
Descrever como avaliar o sucesso do tratamento endodôntico na prática clínica diária.

A inscrições no curso encerram às 15h00 do dia do curso.

Curso ministrado por

Olavo Guerreiro Viegas

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2013)
  • Pós-graduação em Endodontia, Academic Centre for Dentistry Amsterdam (ACTA) – 2016 a 2019
  • Especialista em Endodontia acreditado pela Sociedade Europeia de Endodontia (ESE) – desde 2019
  • Autor e coautor de diversas comunicações, pósteres e outras publicações nacionais e internacionais
  • Prática clínica exclusiva em endodontia e microcirurgia endodôntica (desde 2016)