A vacinação dos médicos dentistas do setor privado contra a COVID-19 tem início previsto para a segunda quinzena do mês. A data foi avançada pelo coordenador da “task-force” para a elaboração do “Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal”, Francisco Ramos, na última reunião com as ordens profissionais da Saúde, que decorreu a 30 de dezembro de 2020.

A integração dos médicos dentistas na primeira fase de vacinação resulta do diálogo da OMD com a “task-force”, através do qual ficou demonstrada a importância de priorizar estes profissionais, uma vez que estão particularmente expostos ao vírus.

Desde que a vacinação arrancou em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, os médicos dentistas integrados no Serviço Nacional de Saúde começaram a receber as primeiras doses da vacina. Esta semana, também os profissionais que exercem nos hospitais militares estão a ser imunizados.

A vacinação decorre num cenário de complexidade logística e que acarreta desafios ao nível da operacionalização da distribuição das doses aos profissionais de saúde que trabalham no setor privado. Por isso, a OMD está a criar uma lista de médicos dentistas e respetivas equipas que pretendam integrar a primeira fase de vacinação contra o novo coronavírus SARS-CoV-2. Encontram-se já mapeados 7730 médicos dentistas e mais de nove mil colaboradores das clínicas médicas dentárias. Os médicos dentistas interessados em integrar este mapa e que ainda não tenham submetido o formulário, podem ainda registar-se através do formulário vacinação contra a COVID-19.

Linha de Apoio ao Médico Dentista com grande procura

Nos últimos meses, a OMD tem trabalho afincadamente em prol do reconhecimento do importante papel do médico dentista nas equipas de saúde pública e para auxiliar a classe a superar a pandemia. Estes profissionais foram integrados na Linha SNS24 e no projeto da ARS Norte de “Rastreio colaborativo COVID-19”. A nível interno, foram criados grupos de trabalho, organizados webinars, estabeleceram-se protocolos de parcerias e implementou-se a Linha de Apoio ao Médico Dentista COVID-19 – Outono/Inverno.

Esta linha foi lançada a 16 de novembro de 2020 e tem diversas valências: apoio psicológico, informação jurídica, de contabilidade e científica. Esta ferramenta continua ativa e disponível através do telefone 800 02 20 20 e do e-mail [email protected].

Entre o período de 16 de novembro a 2 de dezembro, foram contabilizados 89 contactos via telefone e 51 via e-mail. De 3 a 31 de dezembro, devido ao arranque do plano de vacinação contra a COVID-19, houve um aumento exponencial da procura desta linha que deu resposta a 119 telefonemas e 231 e-mails.

No espaço de um mês e meio somaram-se 208 contactos e foram rececionados e respondidos 282 e-mails. Através deste meio de comunicação foram prestados esclarecimentos a diversas questões relacionadas com o exercício profissional, testagem, prescrição, procedimentos, entre outras. O feedback tem sido muito positivo, com os médicos dentistas a reconhecerem esta linha como um fonte de informação fidedigna que permite nortear o exercício profissional de forma mais segura.