Em março de 2020, um “inimigo invisível” testou a humanidade em todas as suas vertentes: enquanto coletivo e enquanto indivíduos.

Desta caminhada, que ainda não terminou (mas na qual temos dado passos seguros para vencer a pandemia), muita coisa aconteceu e ficou registada. E são esses registos que queremos conhecer e partilhar. Os rostos, as equipas, o que mudou, o que se superou, o que se viveu, a tristeza e a alegria, o medo e a vitória…todas as emoções e estórias que não cabem nas palavras, mas nas imagens, na fotografia.

A exposição de fotografia desta edição é dedicada aos resilientes! Por isso, desafiamos os médicos dentistas a partilharem neste congresso os registos fotográficos destes últimos 18 meses.

Porque é importante não esquecer, para que a história não se repita. E porque é ainda mais importante lembrar (e homenagear) uma classe que nunca baixou os braços, que enfrentou o vírus sem medo, que não virou as costas aos pacientes e que mostrou a força do seu caráter.

Do futuro, próximo ou distante, ainda pouco sabemos ou projetamos. Mas temos duas “quase” certezas: estaremos juntos de novo no 30º Congresso e não baixaremos as máscaras. E ser resiliente também é isto.

Para memória futura, convidamos todos os médicos dentistas a participarem na Exposição de Fotografia. Uma exposição em formato digital, que cumpre assim o nosso objetivo de reduzir a pegada ambiental deste congresso e que nos permite não estabelecer limites. Desta forma, todas as fotografias que recebermos ganham um lugar nesta mostra que pretende homenagear o papel de cada indivíduo na união do coletivo.

Para ver os seus trabalhos expostos, envie as suas fotografias (em alta resolução e formato digital), através do formulário disponibilizado na página eletrónica da OMD.