Estimados colegas,

Avizinha-se o 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas. Os números redondos convidam à reflexão. Neste contexto pandémico talvez mais do que nunca confrontamo-nos com a inaparente, mas real fragilidade do conhecimento, porquanto volátil, e consequentemente com a importância da formação. Foi justamente sobre este binómio, conhecimento efémero/formação contínua, que selecionámos a temática nuclear para o programa científico deste ano: “Problemas e soluções clínicas em Medicina Dentária”.

Neste contexto contaremos com um vasto leque de conferencistas de várias nacionalidades, portuguesa, lusófonas e muitas outras, na construção de um congresso que certamente tem já tradição de dimensão global.

Para além das grandes áreas temáticas ditas clássicas da medicina dentária haverá ainda espaço para apostar no futuro com espaços próprios de conferência dedicados à inovação científica e tecnológica onde abordaremos novas temáticas desafiantes, desde o digital, a medicina de precisão ou a inteligência artificial entre outras.

Mas um congresso não se faz sem pessoas, o conhecimento não existe sem pessoas, e este evento impõe-se já também como um grande espaço de convívio e de reencontros dos quais todos temos muita saudade.

Por tudo isto importa estar presente, esperamos poder contar consigo!

António Duarte Mata
Presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas