O presente Manual de boas práticas para eventos sustentáveis enquadra-se no âmbito da implementação de políticas de sustentabilidade na medicina dentária e tem como finalidade sensibilizar as equipas responsáveis pelo planeamento e organização de eventos, promovendo estratégias e procedimentos mais amigos do ambiente.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), pelo seu importante papel na literacia da população, deve assumir-se como um agente ativo no que concerne a adoção de estilos de vida sustentáveis no seu quotidiano. Por inerência, tem a missão de dar o seu contributo para uma sociedade mais responsável, através de ações que contribuam para despertar a consciencialização global sobre atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.


Consulte o Manual de boas práticas para eventos sustentáveis (pdf)

Os eventos são um veículo muito eficaz não só para comunicar e partilhar ideias, mas também para identificar soluções e disseminar o tema da sustentabilidade.

Para a OMD, a organização de eventos representa um desafio e uma oportunidade. Desafio em termos de transmissão desta informação e oportunidade para apelar à adoção de práticas ambientalmente mais responsáveis e sustentáveis. E como se alcançam estas duas metas? Através do exemplo, dos comportamentos praticados durante a sua realização.

Um evento, independentemente da sua dimensão, é considerado sempre (e inevitavelmente) um gerador de impacto ambiental, que vai desde o consumo de energia à utilização de recursos e água, passando pelas emissões atmosféricas e de ruído, entre outras.

Nesse sentido, o Conselho Diretivo da OMD elaborou o presente Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis, com o objetivo de identificar, definir, sistematizar e partilhar boas práticas para a organização e gestão de eventos. Pretende-se com este documento elencar um conjunto de medidas passíveis de serem implementadas nas várias categorias que integram a cadeia de valor destas iniciativas.

Foi pensado e elaborado na ótica do organizador de eventos, apresentando-se como uma ferramenta simples, prática, flexível e pedagógica. Este manual sensibiliza, informa e desafia as comissões organizadoras e respetivas equipas a melhorarem o seu desempenho, tanto a nível coletivo, como individual, nas diversas fases dos eventos que promovem, organizam e/ou patrocinam, de modo a que estes sejam mais sustentáveis e de menor impacto ambiental.

O documento aplica-se a todos os eventos, independentemente do tipo e/ ou dimensão.

A adoção deste guia requer que a organização reconheça que os eventos geram, por si só, impactos positivos e negativos. Implica também que se assuma, voluntariamente, a responsabilidade de potenciar os seus efeitos positivos e gerir adequadamente as consequências negativas, promovendo sempre que possível a sua minimização ou eliminação.

As recomendações do Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis são de carácter voluntário. A sua execução não dispensa o cumprimento da legislação aplicável ao evento que está a ser organizado.