O médico dentista Vasco Venceslau lecionou, online e em direto, o segundo curso de formação contínua de 2023, a 6 de fevereiro, com o tema “Microcirurgia endodôntica“.

O procedimento cirúrgico começa com a avaliação do doente, da explicação do ato e da sua compreensão do mesmo. A avaliação inicía-se com a visualização da mímica facial, da fonética e da estética.

É recolhida a história pregressa da patologia e história clinica com as contra-indicações para cirurgia oral mas que, neste caso, também têm de envolver as que impeçam a imobilidade e colaboração do doente, dadas as características do campo operatório microscópico.

É avaliada a relação do local a intervencionar com estruturas nobres. A relação com a existência de uma linha alta de sorriso ou a presença de prótese fixa (neste momento a linha da incisão já está a ser feita mentalmente). O exame intra-oral implica também sondagem periodontal.

A gravação vídeo deste curso já está disponível para consulta dos médicos dentistas (requer autenticação).

Há mais de 20 cursos ao dispor dos médicos dentistas. Todos já estão com inscrições abertas.

 

Formação contínua: já planeou os próximos meses?

Se ainda não planeou a sua formação contínua para os próximos meses, destacamos os próximos cursos do programa de formação do Centro de Formação Contínua da Ordem dos Médicos Dentistas.

Teremos três tipos de cursos de formação:

  • Presenciais (Jornadas da Primavera nos Açores);
  • Modulares (ministrados em plataforma elearning assíncrona);
  • Clínicos, médicos e socioprofissionais (transmissão online em direto);

Saiba mais sobre estes cursos de formação contínua.