Desde janeiro que a oferta de formação contínua disponibilizada aos médicos dentistas tem sido bastante alargada. Depois da pausa de agosto, regressamos em setembro e outubro com mais seis cursos de formação contínua.

As inscrições estão abertas para todos os cursos, sendo gratuitas para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária em cursos clínicos, socioprofissionais e médicos.

A 8 de setembro, a médica dentista Filipa Brazão Almeida leciona o curso médico “Imagiologia dento-maxilo-facial: qual o exame a prescrever?”.

Os meios complementares de diagnóstico imagiológicos na esfera oro-maxilo-facial são sem dúvida uma ferramenta essencial para o diagnóstico e planeamento de cada caso clínico. No entanto, muitos destes exames utilizam radiação ionizante pelo que não são inócuos para o paciente, devendo por isso ser selecionados e prescritos de forma criteriosa. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

“Exodontia de terceiros molares” é o título do curso clínica que o médico dentista António Felino ministra a 12 de setembro.

A cirurgia oral é a área da medicina dentária que contempla o estudo das inclusões dentárias. Para o diagnóstico e tratamento desta patologia é necessário um conhecimento aprofundado da etiologia, sintomatologia e complicações pré e pós-operatórias. A inclusão dentária assume uma etiopatogenia vasta, condicionada por fatores locais, embriológicos, mecânicos ou gerais. Clinicamente pode manifestar-se de diversas formas, desde não apresentar qualquer sintoma a complicações graves que comprometem a saúde sistémica e o bem-estar do individuo. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

O primeiro curso socioprofissional de setembro, a 22, é dedicado a “Relatórios em medicina dentária no âmbito da avaliação do dano corporal”, que estará a cargo da médica dentista Cristiana Pereira.

No âmbito da avaliação de danos corporais, a prova pericial é essencialmente médica. O exame pericial de avaliação de danos corporais constitui uma atividade técnica, efetuada a diversos títulos, nomeadamente e muito frequentemente em sede de processo judicial, mas é, antes de mais, um ato médico ao qual se aplicam as regras habituais da “arte” médica e, muito particularmente, uma atitude de “escuta”, de abertura, de compreensão e de empatia com a vítima e a sua família. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

“O que é o sucesso em endodontia?” questiona-se no curso clínico de 26 de setembro, ministrado pelo médico dentista Olavo Guerreiro Viegas.

O que define a eficácia de um tratamento endodôntico? Enquanto endodontista, muitas vezes sou alvo da seguinte pergunta: durante quanto tempo vou manter este dente na minha boca? Ou qual o sucesso do tratamento? A resposta não é fácil nem simples. Recentemente, temos notado um maior interesse em estudos centrados no doente e não na doença ou patologia apical. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

O médico dentista Pedro Dias Moura leciona a 10 de outubro o curso clínico “Regeneração óssea com osso autólogo. Como, quando, onde e porquê?”.

A regeneração óssea com recurso a placas de osso cortical tem vindo a apresentar resultados rotineiramente convincentes em cirurgia oral. Nesta apresentação procurar-se-ão explanar as bases desta técnica bem como as suas indicações e alternativas. Conheceremos a fundo o lado técnico da colheita e manipulação de osso autólogo. Uma série de caos clínicos acompanharão esta apresentação. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

O último curso do programa de formação contínua do ano será ministrado pelo médico dentista Tiago Marques a 24 de outubro, com o título “Estabilidade 3D dos enxertos gengivais”.

Atualmente, a cirurgia plástica periodontal ou terapia mucogengival é um procedimento cada vez mais realizado, tendo por objetivo “prevenir e corrigir defeitos anatómicos, de desenvolvimento, traumáticos ou induzidos por doença relacionados com a mucosa gengival e alveolar ou o tecido ósseo. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

Alguns dos cursos de formação contínua são disponibilizados para visualização posterior em Arquivo de vídeos de formação.