Os autores do estudo sobre o custo de tratamentos em medicina dentária, Luís Coelho e Rúben Peixinho, professores da Faculdade de Economia da Faculdade do Algarve, vão participar num webinar organizado pela Ordem dos Médicos Dentistas amanhã, 11 de maio de 2022, às 21h30.
O webinar é destinado a médicos dentistas. Não é necessária inscrição prévia. À hora indicada, bastará aceder ao endereço Zoom: https://zoom.us/j/91700466453.

Em representação do Conselho Diretivo da OMD, o webinar contará também com a participação do médico dentista Rui Paiva, coordenador do Grupo de Trabalho de Seguros, Convenções e Planos de Saúde. A moderação estará a cargo do médico dentista Fabião de Castro da Silva, membro do Conselho Diretivo e do Grupo de Trabalho de Seguros, Convenções e Planos de Saúde.

Sinopse

Apuramento do custo de tratamentos em Medicina Dentária

Esta sessão apresenta e discute as principais conclusões do trabalho intitulado “Apuramento do custo de tratamentos em Medicina Dentária”, entregue recentemente à Ordem dos Médicos Dentistas. Será efetuado um breve enquadramento económico e financeiro do setor de atividade de “Medicina Dentária e Odontologia” e apresentados os principais pressupostos que serviram de base ao cálculo do custo de 50 tratamentos representativos da prática de medicina dentária em Portugal. O principal objetivo desta sessão é sensibilizar os médicos dentistas para a importância da informação relativa ao custo dos tratamentos em medicina dentária na tomada de decisões e definição de estratégias que compatibilizem a sustentabilidade financeira das suas clínicas com o superior interesse dos pacientes.

Conferencistas

Rúben Miguel Torcato Peixinho
Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE). Licenciado em Gestão de Empresas e Mestre em Finanças Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Mestre em Investigação em Gestão pela Cranfield University e Doutor em Gestão (especialização Contabilidade e Finanças) pela Business School da University of Edinburgh.
É atualmente diretor do Mestrado em Contabilidade e membro da direção da licenciatura em Gestão de Empresas e do mestrado em Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia. É responsável e corresponsável de várias unidades curriculares no domínio da contabilidade e finanças nas licenciaturas, mestrados e programa de doutoramento da Faculdade de Economia.
É autor e coautor de vários trabalhos de consultadoria e investigação nas áreas da contabilidade e finanças. Parte destes trabalhos estão publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Luís Coelho
Professor Auxiliar com Agregação na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, onde assume o papel de subdiretor e de diretor do Mestrado em Finanças. É ainda membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora e membro associado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve. É Licenciado em Economia e Mestre em Finanças Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Tem ainda o grau de Mestre em Investigação em Gestão pela Universidade de Cranfield e o grau de Doutor em Gestão, especialização em Finanças e Contabilidade, pela Universidade de Edimburgo. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas das finanças empresariais e mercados de capitais, tendo já publicado vários artigos científicos em revistas internacionais. É presidente da Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas, membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, vice-presidente da direção da Algfuturo e vice-presidente e tesoureiro da direção da Associação de Futebol do Algarve.

 

O estudo

A Ordem dos Médicos Dentistas divulgou, em março, o estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, intitulado por “Apuramento do Custo de Tratamentos em Medicina Dentária”. Este trabalho estima o custo associado a 50 tratamentos, tendo como finalidade contribuir para elevar a qualidade na gestão das clínicas de medicina dentária e salvaguardar o superior interesse dos pacientes.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do protocolo celebrado em fevereiro de 2021 entre a Ordem dos Médicos Dentistas e a Universidade do Algarve, cujos resultados preliminares foram apresentados numa sessão socioprofissional do 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, realizado em Braga em novembro passado.

Entre as várias perceções, a equipa que desenvolveu este trabalho revela que o peso dos custos indiretos representa (em média) cerca de 70% da estrutura total de custos, sendo que a despesa com o pessoal é de 68,2% do total de custos indiretos (considerando que não existe um valor único que seja utilizado como padrão por todos os consultórios, os honorários médicos foram calculados por comparação com a carreira pública de médicos especialistas).

Para chegar a estes valores, partiu-se do modelo de uma ‘clínica padrão’, ou seja, um equipamento dentário com um médico dentista e um assistente dentário, com utilização de materiais com custo médio de mercado, custos de estrutura de qualidade média, capacidade teórica de horas de atendimento/ ano de 1849 e capacidade prática de horas de atendimento/ ano de 1380.

Consulte o estudo e um resumo mais alargado das conclusões.