A Ordem dos Médicos Dentista tem finalmente a oportunidade de realizar a Cerimónia do Compromisso de Honra na qual os médicos dentistas irão assinalar a sua entrada na profissão.

O Porto recebe este domingo, 15 de maio, a segunda de três cerimónias de Compromisso de Honra, que decorre na Casa da Música a partir das 16h00.

Qualquer pessoa poderá acompanhar a transmissão em direto do Compromisso de Honra do Porto através página Facebook da Ordem dos Médicos Dentistas.

Programa

15h00: Abertura do Secretariado – Acreditação

Parte I
16h00: Cerimónia do Juramento de Honra
Apresentação || Boas-Vindas
Orador Convidado: Prof. Doutor Guilherme Figueiredo

Alocuções de:
Dra. Catarina Duarte, Vice-Presidente do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas
Prof. Doutor Carlos Silva, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da OMD
Dr. Luís Filipe Correia, Presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD
Dr. Miguel Pavão, Bastonário da OMD
Juramento do Compromisso de Honra
Mensagem de Sua Excelência O Presidente da República

Parte II
17h15: Entrega do Prémio Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas João F. C. Carvalho

Parte III
17h30: Momento Musical com a banda “Messias and the Hot Tones”
18h00: Cocktail

Numa altura em que os avanços tecnológicos agravam os riscos, desafios ou conflitos que ameaçam os valores éticos em que a profissão se alicerça, impõem-se a necessidade de uma medicina dentária verdadeiramente humanizadora.

O Juramento do Compromisso de Honra, contendo princípios de natureza deontológica, identifica-se como um pacto interior ou uma promessa feita pelo indivíduo a si próprio, numa decisão de caráter absolutamente pessoal.

Os novos associados dentistas vão receber o diploma de médico dentista e farão o Juramento do Compromisso de Honra, momento alto do evento, sobre um texto onde se comprometem a respeitar o doente e a guardar o máximo respeito pela humanidade, entre outras considerações importantes para o exercício da profissão, ficando aptos ao exercício da profissão de médico dentista enquanto detentores das permissões e obrigações associadas ao mister.

Este juramento é, naturalmente, um momento crucial do percurso profissional do médico dentista.

A cerimónia realiza-se em três sessões organizadas no norte, centro e sul do país. O primeiro Compromisso de Honra decorreu em Coimbra a 23 de abril.

O último realiza-se em Lisboa, a 18 de junho. As inscrições, limitadas a associados autorizados, terminam a 5 de junho.

Estas sessões destinam-se a novos associados inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas entre novembro de 2019 e março de 2022. Os associados abrangidos já foram convidados por correio eletrónico contendo os respetivos formulários de inscrição.