A Ordem dos Médicos Dentistas atribuiu no passado domingo, dia 15, a primeira Bolsa de Formação João F. C. Carvalho, durante a cerimónia de Compromisso de Honra que decorreu na Casa da Música, no Porto.

Esta bolsa foi anunciada pela atual direção na tomada de posse dos órgãos sociais e constitui um prémio de natureza técnico-científica, que concede financiamento, parcial ou total, à formação contínua do médico dentista, no âmbito da promoção da cultura e do conhecimento médico-dentário, em todas as valências principais ou conexas ao exercício da profissão.

Nesta primeira edição, a Ordem recebeu 15 candidaturas, tendo o júri selecionado duas vencedoras.

A bolsa de formação da Ordem dos Médicos Dentistas tem o nome de João F. C. Carvalho, o primeiro presidente da Associação Profissional dos Médicos Dentistas.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, salienta que o prémio homenageia “o professor João Carvalho, cujo trabalho e legado contribuíram de forma decisiva para a afirmação da medicina dentária. Foi um professor e um clínico notável, e toda a sua vida foi dedicada a apreender e a ensinar. É um exemplo para todos os médicos dentistas e também por isso quisemos juntar a entrega desta primeira edição da bolsa à cerimónia de Compromisso de Honra dos novos membros da OMD”.