A Ordem dos Médicos Dentistas apresentou na reunião de outono da FEDCAR (Federação Europeia de Autoridades Competentes e Reguladores da Medicina Dentária), que aconteceu a 26 de novembro, os “Desafios estratégicos para o ensino da medicina dentária em Portugal”.

Miguel Pavão expôs as conclusões e as quatro linhas de ação acordadas entre a Ordem e as instituições de ensino superior portuguesas, na Cimeira do Buçaco. O bastonário da OMD deu nota do trabalho desenvolvido no âmbito de inverter a saturação do mercado de trabalho e de adequar a formação de profissionais às necessidades do país. Relembrou também que nas reuniões encetadas com as faculdades têm estado na agenda a qualidade do ensino e a reestruturação curricular do mestrado integrado.

A sessão da FEDCAR arrancou com a intervenção de Bernhard Zaglmayer, da Comissão Europeia, que fez o ponto de situação da implementação da Diretiva 2005/36, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de Setembro de 2005, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, nomeadamente sobre o acesso parcial e o mecanismo de alerta.

Destaque ainda para a proposta da Estratégia Mundial para a Saúde Oral, que foi apresentado por Benoit Varenne, Dental Officer do Programa de Saúde Oral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na prática, este plano, que deverá ser aprovado em janeiro do próximo ano, apresenta medidas concretas de prevenção das doenças orais, que possam ser alcançadas até 2030.

Representação portuguesa na FEDCAR composta pelos médicos dentistas Gonçalo Assis, Miguel Pavão (bastonário) e Maria João Ponces, membros do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.